30.5 C
Juruá
sábado, junho 15, 2024

‘Para Jesus’: Bispo da Igreja Católica participará da Marcha para Jesus em Cruzeiro do Sul

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A Marcha para Jesus, que faz parte da programação do Festival da Farinha, acontecerá neste sábado, 30, em Cruzeiro do Sul. Dom Flávio Giovenale, bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, participará do evento.

A marcha surgiu em 1987 na cidade de Londres, no Reino Unido. Acontece em todo o mundo e visa reunir fiéis das diferentes igrejas cristãs para a adoração de Jesus Cristo e a confraternização por meio de músicas. No Brasil, o evento foi oficialmente incorporado ao calendário em 2009, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Federal 12.025.

A participação de Dom Flávio é uma evidência do ecumenismo que cresce cada vez mais na Igreja Católica, especialmente após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que destacou o compromisso com a colaboração, o diálogo, o respeito mútuo e a compreensão entre as diferentes comunidades cristãs para superar as divisões e fortalecer os laços fraternos. Dessa forma, são respeitadas as diversas tradições, enquanto se busca plena comunhão entre elas.

Nesse sentido, o Papa Francisco dirige-se aos católicos com um chamado à unidade. Ele diz que se deve “abrir o coração ao companheiro de estrada sem medos nem desconfianças, e olhar primariamente para o que procuramos: a paz no rosto do único Deus” (EG 244).

Nessa perspectiva, as distinções entre as igrejas cristãs são benéficas ao serem compartilhadas com generosidade como ponto de partida para um plano comum de evangelização.

- Publicidade -
Copiar