27 C
Juruá
segunda-feira, maio 27, 2024

Vasco vence América-MG e deixa o Z4 do Brasileirão após quatro meses

Por CNN Brasil.

- Publicidade -

Foi chorado, com gol de Jair no fim, mas o Vasco venceu o América-MG por 1 a 0, nesta segunda-feira (25), e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após quatro meses.

A partida no Independência, em Belo Horizonte, era atrasada, originalmente válida pela 15ª rodada do torneio.

O gol do volante Jair saiu aos 46 minutos do segundo tempo, após o Vasco ter vantagem numérica por toda a etapa final — o zagueiro Maidana, do América, foi expulso no último lance do primeiro tempo.

O Vasco chega aos 26 pontos, com três vitórias consecutivas, e assume a 15ª posição, ganhando duas casas na tabela. O time tinha entrado na zona de rebaixamento na sétima rodada. Com o resultado, o Bahia entra no Z4.

Já o América tem situação ainda mais complicada, com 17 pontos, na penúltima posição da tabela.

Próximos compromissos

O América-MG voltará a entrar em campo às 16h (de Brasília) do próximo domingo (1). O Coelho enfrentará o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada da Série A. Já o Vasco terá que viajar para o estado de São Paulo para enfrentar o Santos. A bola rola às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, também pela 26ª rodada do Brasileirão.

O jogo

O América começou melhor na partida em relação ao Vasco. Logo aos quatro minutos, o meia Emmanuel Martinez interceptou passe na intermediária e arriscou finalização de longe, próximo do meio do campo. A bola chegou a encobrir o goleiro Léo Jardim, mas passou por cima do gol. Logo depois, aos sete minutos, o lateral-esquerdo Nicolas cobrou falta forte, rasteira, e obrigou o goleiro carioca a fazer grande defesa.

Se não com bola rolando, os dois times procuravam levar perigo em bolas paradas. Primeiro, o América, aos 20 minutos, em nova falta cobrada, mas desta vez por Martinez. Léo Jardim “bateu roupa” e, em dois tempos, evitou o gol do Coelho em cima da linha. Pouco depois, aos 25 minutos, o meia Payet cobrou falta direto e obrigou o goleiro Matheus Cavichioli a fazer a defesa.

Com o passar do tempo, o América-MG tomou conta de vez da partida. Aos 33 minutos, o Coelho teve duas grandes chances para marcar. Primeiro, o atacante Rodrigo Varanda venceu dividida na área e finalizou colocado, na trave. Depois, o meia Juninho cruzou rasteiro nos pés de Martinez, que chutou forte. Léo Jardim, em lance de puro reflexo, salvou o Vasco.

Ainda que criasse as melhores chances para abrir o placar, o América tomou um ‘banho de água fria’ antes do intervalo. Aos 47 minutos, o zagueiro Iago Maidana acertou cotovelada em Pablo Vegetti. Em um primeiro momento, o árbitro Ramon Abatti Abel não puniu o defensor alviverde. Porém, após ser chamado pelo VAR para conferir o lance na cabine de vídeo, ele aplicou o cartão vermelho.

Segundo tempo

Mesmo com um a menos, o time mineiro voltou organizado para a segunda etapa, em busca de explorar os contra-ataques. Aos dois minutos, a primeira chance: Juninho aproveitou os espaços deixados pelo Vasco e encontrou Mastriani livre dentro da área. O centroavante finalizou de primeira, para fora. Depois, uma nova chance, com Rodrigo Varanda, que chutou longe.

À medida que o tempo passava e o cansaço aumentava, o Vasco começava a dominar as ações do jogo. Fabián Bustos promoveu mudanças que recuaram o time americano. Aos 26 minutos, o cruzmaltino desperdiçou sua primeira boa oportunidade. O lateral-esquerdo Lucas Piton cruzou para a área e encontrou Vegetti, livre, que cabeceou de peixinho, por cima do gol de Matheus Cavichioli.

Com o jogo próximo ao fim, o Vasco iniciou uma enorme pressão. Em jogada repetida, aos 43 minutos, Piton encontrou Vegetti novamente na área após cruzamento. Desta vez, o centroavante esbarrou na trave. Pouco depois, o volume ofensivo do cruzmaltino foi recompensado. Paulinho cobrou falta pela esquerda e o volante Jair antecipou a defesa do América para, de calcanhar, fazer o gol que tirou o clube carioca da zona de rebaixamento após quatro meses. Placar final, Vasco 1 a 0.

- Publicidade -
Copiar