O Juruá Em Tempo

Cadastro de reserva do último concurso efetivo da SESACRE fazem manifestação na capital acreana

Os candidatos aprovados no cadastro de reserva do concurso efetivo da Secretaria de Estado de Saúde do Acre manifestaram-se nesta quarta-feira, 03, em frente à instituição, em Rio Branco. Os manifestantes reivindicam a revogação dos contratos dos servidores temporários e terceirizados, visto que há um concurso vigente.

Dessa forma, o cadastro de reserva do concurso envolve vários cargos de nível médio como agentes administrativos, condutor de ambulância, auxiliar de farmácia e outros, além dos cargos de nível superior, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, engenheiros e etc.

Segundo informações repassadas pelos órgãos de transparência, há um quantitativo de servidores temporários que estão ocupando as vagas, havendo direito líquido à favor do cadastro de reserva. Além disso, a Procuradoria-Geral do Estado do Acre emitiu um parecer favorável à contratação das pessoas que ocupam o cadastro de reserva.

De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, há o direito de nomeação diante de 3 casos. (…) Assim, o direito subjetivo à nomeação do candidato aprovado em concurso público exsurge nas seguintes hipóteses: 1 – Quando a aprovação ocorrer dentro do número de vagas dentro do edital; 2 – Quando houver preterição na nomeação por não observância da ordem de classificação; 3 – Quando surgirem novas vagas, ou for aberto novo concurso durante a validade do certame anterior, e ocorrer a preterição de candidatos de forma arbitrária e imotivada por parte da administração nos termos acima.

Por isso, a atual conduta do Governo do Estado tem violado os princípios da administração pública e o direito desses cidadãos que estão aguardando a tão sonhada nomeação.

Sair da versão mobile