Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Pedestre morre após ser atropelado na Avenida Lauro Müller, em Cruzeiro do Sul
  • Pedestre morto em atropelamento é identificado como Francisco Vanderlei de Almeida, conhecido como Lêla
  • Coronel Ulysses fortalece assistência social e amplia atendimento a famílias vulneráveis no Acre
  • Trabalhador morre após ser atingido por serra elétrica em frigorífico do interior do Acre
  • Tragédia: deslizamento de terra destrói casas em bairro de Cruzeiro do Sul
  • Quase 15% dos acreanos vivem em ruas sem acesso a carros, ônibus e caminhões
  • Inscrições para concurso da Ufac terminam nesta segunda-feira; salários chegam a R$ 14,4 mil
  • Abandono de atendimento médico a criança acolhida no Acre é alvo de investigação
  • Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão
  • Mulher compra cofrinho em brechó e encontra R$ 10 mil guardados dentro
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, dezembro 14
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Cruzeiro do Sul decreta situação de emergência devido à praga do mandarová

Por Redação Juruá em Tempo.18 de outubro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Nesta quarta-feira, 18, foi publicado um decreto assinado pelo prefeito em exercício, Henrique Afonso, em virtude da praga do mandarová nas plantações de mandioca do município. O decreto tem o prazo de vigência de 180 dias, a contar da data da sua publicação.

Em Cruzeiro do Sul, a estimativa é de que 960 famílias de agricultores já tenham sido afetadas pela praga. Assim, a mandarová é uma das pragas mais perigosas na cultura da mandioca, podendo medir entre 2 e 12 centímetros. Ela passa por cinco fases de desenvolvimento e, quando não é detectada no início, pode destruir todo o roçado.

Por isso, o decreto visa proteger a economia da agricultura familiar e do município, visto que a cultura da mandioca e agroindústria da farinha e derivados representam cerca de 42% do Produto Interno Bruto (PIB) do município.

De acordo com o prefeito em exercício, Henrique Afonso, a situação necessita de um plano de contingência para que todos os anos seja enfrentado de maneira sistemática. “Esse envolvimento com a lagarta vem, nos últimos dias, tomando grandes proporções devido à importância da macaxeira na região do Juruá, principalmente na cidade de Cruzeiro do Sul pela matéria-prima da farinha, sendo ela hoje carro-chefe da economia do município”, destacou.

“Vamos também formalizar um comitê para que, aqui também, nós tenhamos, uma vez por semana, uma sala de situação para discutir essa situação, que agrava não só da economia da região do Vale do Juruá, como também, principalmente, dos produtores, que poderão ter 50% de redução da produção da mandioca e alimentos derivados somente a produção da farinha. Pois, o que pode acontecer é uma perda significativa de arrecadação, perda de PIB gerando sofrimento para os produtores que vivem e sobrevivem da produção da farinha e derivados”, informou ele.

Além disso, o representante da Secretaria de Estado da Agricultura na região do Juruá, Marcos Pereira, abordou a importância do decreto no que se refere às ações emergenciais. “O decreto de emergência pelo município vem ajudar o município a fazer ações emergenciais. E ações emergenciais requerem compra de equipamento, inseticidas, ajuda com kits para esses produtores, que, no processo normal, iria ter que ter uma licitação, aguardar todo aquele processo legal, e com o decreto de emergência ele poderá abrir mão dessa burocracia e fazer a aquisição de maneira imediata”, mencionou o representante.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.