32.4 C
Juruá
sábado, junho 22, 2024

Detentos encerram greve de fome após quase três dias de protesto e negociação com Iapen

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Detentos do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, encerraram a greve de fome na noite desta quarta-feira, 4, após quase três dias de protesto.

Os presos reivindicavam melhorias nas condições do sistema carcerário, principalmente em relação a qualidade da alimentação fornecida pela empresa contratada, além do acesso a serviços de saúde e medicamentos, entre outras demandas.

De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen), o diálogo com as famílias dos apenados já estava sendo feito para resolver o problema, e que, já na quarta-feira, os detentos já receberam a janta normalmente, encerrando o movimento.

Ainda segundo o Iapen, a empresa contratada pela entrega dos alimentos foi notificada para que cumpra o que é previsto na licitação, que são 150 gramas de proteína nas refeições. Sobre os atendimentos de Saúde, o governo frisou que os detentos seguem recebendo atendimento dentro das unidades, e que quando necessário, são levados para atendimento externo.

Em relação aos dias de visita, o Instituto ressalta que a questão é complexa e que qualquer mudança no calendário precisa ser discutida de maneira prévia para garantir a segurança das famílias, reeducandos e policiais penais.

  • Fonte: A Gazeta do Acre.
- Publicidade -
Copiar