Durante a manhã desta terça-feira, 31, aconteceu o encerramento do cronograma de ações alusivas ao Outubro Rosa, na Escola Dr. Valério Caldas de Magalhães, em Cruzeiro do Sul.
Dessa maneira, a culminância do projeto contou com a realização de exames, rodas de conversa, palestras, exercícios aeróbicos, atendimentos e várias outras atividades para as mulheres que se fizeram presentes. “É uma boa oportunidade para cuidar da saúde e fazer os exames de forma gratuita”, relatou dona Maria da Glória, uma das beneficiadas pela ação.
De acordo com a professora de enfermagem da Universidade Federal do Acre, os acadêmicos de enfermagem estiveram presentes contribuindo com a realização de exames e testes rápidos. “Fomos convidados para estar aqui contribuindo com uma roda de conversa, falando sobre a prevenção do câncer de mama e também do câncer de colo de útero. Além disso, estamos realizando a coleta do preventivo, que é o exame de prevenção do câncer de colo de útero e realizando o exame clínico das mamas e testes rápidos para as mulheres que estão aqui presentes”, informou.
Diante dessas informações, a servidora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Liz Carvalho destacou os serviços ofertados pelo Núcleo da Secretaria de Estado de Saúde do Vale do Juruá. “Nesta ação que é em alusão ao Outubro Rosa, a conscientização sobre o câncer de mama e, consequentemente, o câncer do colo de útero, estamos presentes compartilhando informações e proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico aqui no colégio Valério Caldas”, mencionou.
“Assim, o Centro de Atendimento Especializado à Mulher é o Núcleo da Secretaria de Estado da Mulher aqui no Vale do Juruá, onde estivemos nessa ação ofertando serviços de assistência social, psicólogo, assistência jurídica e criando toda uma rede de apoio juntamente com todo o corpo escolar e alunos”, disse a servidora.
Além disso, o gestor da unidade escolar, João Nery, falou a respeito da iniciativa. “Estamos aqui em mais um projeto da escola que, nessa situação, estamos inserindo o outubro rosa, que é uma parceria da escola com alguns setores da sociedade, para que a gente possa trazer para os nossos alunos uma conscientização de forma mais adequada, porque nós sabemos que a prevenção é o melhor caminho. E é através desse trabalho de parceria entre a escola e as equipes de saúde que podemos fortalecer o conhecimento da comunidade em geral”, destacou.




