
Durante todo o mês de outubro, os acadêmicos de Medicina da Turma IV – 2º semestre, do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), realizaram várias ações em Cruzeiro do Sul, com a finalidade de expandir conhecimento e promover interação com a comunidade em geral.
Dessa forma, as ações foram destinadas para vários setores da sociedade. Entre elas estão o projeto realizado para as crianças do Lar Ester Cameli, que faz parte da Instituição Betel, sendo abordado a importância das boas práticas de apepsia, como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos, através de materiais didáticos como pintura, teatro e jogos.
Na Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker, os acadêmicos apresentaram informações sobre a introdução dos hábitos saudáveis na infância e adolescência, destinado aos alunos do 9º ano, além dos pais e profissionais da instituição. Diante dessas informações, foi destacado que os hábitos saudáveis vão muito além da alimentação e musculação, assim, algo primordial é a saúde mental.
Ademais, o projeto denominado “Cuidando D’elas” desenvolveu rodas de conversa com atividades reflexivas, troca de diálogos e experiências, compartilhamento de sonhos, distribuição de kits de higiene, brindes e lanches para a população feminina privada de liberdade, com o intuito de mitigar os impactos do encarceramento e contribuir para uma reintegração bem sucedida dessas mulheres.
No Centro do Idoso, as ações possuíram como principal objetivo promover e incentivar a prática regular de exercícios entre a população da terceira idade, por meio da confecção de aparelhos de academia de forma reciclável, utilizando garrafas PET.
No Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, o projeto “Alimentação saudável para lactantes e puérperas” foi destinado para as mães, considerando que pouco se fala sobre a alimentação delas durante esse período, enquanto todos os olhares estão voltados para o cuidado e alimentação de seus bebês. Os acadêmicos, juntamente com a professora e nutricionista Danielle Ferreira, disponibilizaram algumas opções de pratos simples e de fácil acesso para as mulheres.
No mesmo local, realizou-se a ação “Cuidando de quem cuida”, com o objetivo de promover a saúde mental dos profissionais de saúde. Dessa forma, o intuito era de proporcionar momentos de promoção à saúde mental dos profissionais de saúde, se estendendo também ao administrativo do local, através de meditação, roda de conversa, atividade física e aulas de defesa pessoal.
Por fim, o projeto de extensão com o tema “Educação Física para Pacientes em Reabilitação na Associação de Pais e Amigo de Dependentes Químicos”, promoveu rodas de conversas entre alunos e pacientes, sendo debatido a importância da atividade física, como também, oficinas para produção de equipamentos para a prática de exercícios físicos e a realização práticas corporais, envolvendo o aquecimento e o treino.