30.5 C
Juruá
sábado, junho 15, 2024

Governo Federal reconhece situação de emergência no Acre devido à seca extrema

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -
Foto: Alexandre Cruz Noronha.

O governo do Acre, no dia 6 de outubro, decretou situação de emergência em decorrência da seca severa que os 22 municípios do estado enfrentam. Na última segunda-feira,16, o Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), considerou o cenário de extrema seca e a iminente possibilidade de desabastecimento de água, além do regime de chuvas do primeiro semestre do ano, abaixo da média, e a possibilidade de isolamento de municípios e aldeias indígenas.

No final de setembro, o prefeito da capital Rio Branco, Tião Bocalom, decretou situação de emergência devido aos baixos índices de precipitação, indicando uma estiagem severa e prolongada na cidade, resultando na diminuição dos rios e da umidade do ar.

Além disso, há a previsão de que a escassez de chuvas se estenda por mais dois meses, o que pode aumentar o risco de desabastecimento de água potável.

- Publicidade -
Copiar