Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Deputado Coronel Ulysses garante modernização e ampliação do Mercado Municipal em Porto Walter
  • “Vamos fazer o impossível para trazer o hexa para o Brasil”, promete Neymar
  • EUA interceptaram mais um navio na costa da Venezuela, dizem fontes
  • Com descobertas e investimento, turismo e empreendedorismo do Acre crescem em 2025
  • Prêmio da Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão
  • Conheça o piloto acreano que viralizou nas redes ao fazer seu primeiro voo para Rio Branco
  • Agricultor está desaparecido após sair de casa na zona rural de Rio Branco
  • INMET emite alerta de perigo potencial para chuvas intensas no Acre
  • Multidão acompanha primeiro show de drones em Rio Branco
  • Deputado que sobreviveu a queda de avião se emociona: “ Foi um livramento de Deus”
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, dezembro 21
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Governo Lula deve anunciar auxílio mensal para pescadores do Acre afetados pela seca

Por Redação Juruá em Tempo.9 de outubro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Fiscais retiraram mais de 6 mil metros de redes usadas em pesca predatória  em Praia Norte e São Sebastião | Folha do Bico

O Governo Lula deverá anunciar nesta terça-feira, 10, um benefício destinado a 66 mil pescadores dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia, em razão da seca nos meses de setembro e outubro do ano vigente.

Diante desse cenário, governador Gladson Cameli decretou na última sexta-feira, 06, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), situação de emergência em virtude da extrema seca e da possibilidade de desastre decorrente do desabastecimento do sistema de água do Acre.

Assim, o decreto considerou o regime de chuvas no Acre, no primeiro semestre, abaixo da média, havendo a possibilidade de municípios e aldeias indígenas ficarem isolados devido à seca dos rios, além do risco de desabastecimento de medicamento e itens de saúde nos hospitais e postos médicos dos municípios afetados, os efeitos do “El Niño”, os prejuízos econômicos e sociais à população afetada, entre outros.

Por isso, a solução encontrada pelo Governo Federal para amparar população afetada antes do início formal do período de pagamento do seguro defeso, foi o pagamento do benefício, no qual deverá ter um custo aproximado de R$ 200 milhões aos cofres públicos.

De acordo com técnicos da Pesca, haveria empecilhos legais para que a ajuda de dois meses fosse um adiantamento do seguro defeso, uma vez que as restrições impediriam a distribuição do dinheiro nesse benefício.

No entanto, a quantidade de pescadores beneficiados do Estado do Acre, a forma de pagamento do auxílio e as datas ainda não foram definidas, estão dependendo de dados que serão coletados em parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.