23.1 C
Juruá
domingo, maio 26, 2024

Homem é preso com armamento pesado e motosserras usadas em desmatamento no AC

Por Assessoria.

- Publicidade -

Militares do 5° Batalhão da Polícia Militar do Acre, por meio da 2° Companhia de Xapuri, realizaram a operação Rota de Tráfico, na trilha que dá acesso à rodovia AC-90, localizado na área da Reserva Chico Mendes, em Xapuri. A ação, que teve início na sexta-feira, 13, e foi concluída no sábado, 14, resultou na prisão de um homem e na apreensão de seis armas de fogo e munições de diversos calibres.

Com o objetivo principal de realizar o reconhecimento e georreferenciamento de toda a área, a partir do ramal que leva ao Seringal Espalha, na divisa entre Xapuri e Rio Branco, estrada da Transacreana, com vistas ao combate ao tráfico de drogas na região, as equipes se depararam com a prática de crime ambiental (desmatamento) e de porte ilegal de arma de fogo.

No percurso, chegaram em uma residência onde o proprietário demonstrou atitude suspeita. Feita a abordagem e buscas no local, foram encontradas seis armas de fogo, tipo espingarda: duas calibre 20, duas calibre 36, uma calibre 28 e um rifle calibre 22. Quatro radiocomunicadores, dois carregadores, duas motosserras e munições de diversos calibres também foram apreendidas no local. O homem foi preso em flagrante e conduzido à delegacia do município.

Foto: Assessoria PMAC

As ações foram possíveis após as forças de segurança empenhadas na missão percorrerem o trajeto de 210km, sendo 140km de viatura e 70 km de quadriciclo (ida e volta), em uma área de difícil acesso, com diversos obstáculos pelo caminho.

Também fizeram parte do planejamento e execução da operação a Assessoria de Inteligência da PMAC, o Núcleo de Inteligência do 5° BPM, o 8º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (8° BEPCIF) do Corpo de Bombeiros local, com o apoio da prefeitura do município.

- Publicidade -
Copiar