30.1 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Mais de dois mil detentos realizam em greve de fome no presídio de Rio Branco

Por Dell Pinheiro, dA Gazeta do Acre.

- Publicidade -

No Presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, aproximadamente 2,5 mil detentos estão em greve de fome desde a última segunda-feira, 2. O protesto foi revelado por familiares de presos, que fecharam parte do Centro da Capital na manhã de ontem.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) confirmou a informação através de sua assessoria.

Os detentos, que são do Chapão, reivindicam melhorias nas condições do sistema carcerário, principalmente em relação a qualidade da alimentação fornecida pela empresa contratada, além do acesso a serviços de saúde e medicamentos, entre outras demandas.

Em uma reunião com representantes do Iapen e Secretaria de Governo, ficou acordado que as manifestantes formarão uma comissão para encontros mensais com o órgão, buscando alinhar melhorias no sistema prisional. Entre as medidas está o aumento de proteínas nas refeições dos detentos, a alteração do dia de visitas para o fim de semana, e a retomada do acesso dos apenados a medicamentos e serviços médicos.

Quanto à mudança na empresa fornecedora de alimentos, exigência central do movimento, as autoridades informaram que estão estudando o caso, prometendo uma resposta definitiva até o dia 12 deste mês.

- Publicidade -
Copiar