31.9 C
Juruá
segunda-feira, maio 20, 2024

Procurador do Acre é um dos favoritos para ser ministro no Supremo Tribunal de Justiça

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A colunista Carolina Brígido, do UOL, anunciou nesta segunda-feira (02), que o procurador de Justiça do Ministério Público do Acre, Sammy Barbosa Lopes é um dos favoritos para assumir as possíveis vagas de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sammy Barbosa é o 6º Titular da Procuradoria de Justiça Criminal do Ministério Público do Acre. Em 2022, ele assumiu o cargo de conselheiro titular do Conselho Superior do MPAC, para o biênio 2022-2024.

Em outubro deste ano, a ministra Laurita Vaz oficializa a sua aposentadoria da corte, e em janeiro do ano que vem, a ministra Assusete Magalhães deixará a cadeira, também por aposentadoria. Dessa forma, duas vagas estarão disponíveis para compor a mesa do STJ. Segundo informações, o procurador do MPAC poderá assumir a vaga da ministra Laurita Vaz.

Atualmente, o STJ contém 33 cadeiras, divididas entre juízes federais, estaduais, integrantes do Ministério Público e representantes da advocacia do país. Os interessados poderão ser indicados, onde o STJ formará uma lista tríplice. Em seguida, o presidente Lula escolherá o nome do ministro que assumirá a cadeira da ministra Laurita Vaz.

Em contrapartida, o ministro que ocupará a vaga da ministra Assusete será escolhido dentre os membros enviados pelos TRFs. Além disso, o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal, que concedeu habeas corpus ao presidente Lula, em 2018, também é apontado como favorito a uma das 2 cadeiras, como também o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, ligado ao ministro do STF Alexandre de Moraes, é um nome forte para assumir a cadeira.

- Publicidade -
Copiar