Início / Versão completa
Mais Notícias

Programa Rota da Qualidade visita municípios isolados do interior do estado

Por Marília Gabriela Silva. 16/10/2023 19:29
Publicidade

Fechando os 22 municípios do estado, o governo do Acre, por meio do Programa Rota da Qualidade, realiza desta segunda-feira, 16, a sexta-feira, 20, fiscalizações de caráter educativo nos municípios de Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Publicidade
Equipes do Procon e do Ipem realizarão fiscalizações até a próxima sexta-feira, 20, por meio do Rota da Qualidade. Foto: cedida

 

Os técnicos do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) estão no interior do estado, cumprindo agenda do programa governamental, que visa harmonizar as relações de consumo entre fornecedores e consumidores.

A ação visa constatar se estão de acordo com os ditames legais, como a precificação, a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as formas de pagamentos visíveis aos consumidores e se os produtos comercializados possuem a certificação de segurança do Inmetro.

Aproveitando a oportunidade, os fiscais visitarão os comércios da região e levarão a premiação às empresas que se enquadraram no programa em 2022 e não puderam comparecer ao evento de entrega oficial.

Publicidade

O chefe da Divisão de Fiscalização do Procon/AC, Jonh Linneker, destaca que o instituto e o Ipem estão à disposição para amparar a população, seja ela nos municípios mais próximos à capital ou nos mais distantes.
“É com enorme satisfação que vamos fechar este ano visitando os 22 municípios do Acre. Isso é motivo de muita felicidade, pois sabemos que o nosso estado tem uma demografia bem complicada, com acesso um pouco mais difícil a algumas cidades, mas o governo do Estado, por meio do programa, não tem medido esforços para atender a toda a população”, enfatiza.

A presidente do Ipem, Herica Grazontto, destacou o apoio do Estado, que possibilitou o envio das equipes de fiscalização.

“Com o apoio do governador Gladson Cameli, pudemos enviar nossas equipes de fiscais para atender todos os municípios do Acre, fazendo a verificação dos produtos pré-medidos, da qualidade e metrologia; e à população desses municípios quanto à precificação, ao selo do Inmetro nas mercadorias, bombas de combustível e demais orientações para comercialização dos produtos”, afirma Herica.

Programa Rota da Qualidade

O Rota da Qualidade é um programa governamental idealizado pelo Ipem e pelo Procon/AC, com a finalidade de  implementar ações integradas entre os órgãos governamentais nas atuações de consumo em todo o território estadual para o alcance de melhores resultados, com os objetivos de promover a atuação integrada e sistêmica entre os órgãos e entidades; incentivar a educação dos fornecedores e consumidores; oportunizar aos fornecedores adequação em seus empreendimentos; mapear a situação dos estabelecimentos comerciais do estado do Acre; otimizar a implementação de políticas públicas que visem à oferta de melhores serviços aos consumidores; propor novos modelos institucionais com foco na entrega de resultados para os consumidores; realizar a premiação de fornecedores, por meio do Selo Rota da Qualidade, ao final de cada exercício, de estabelecimentos comerciais de produtos e/ou serviços que receberam a visita técnica do Rota da qualidade e estejam em consonância com a legislação vigente e estimular ganhos de eficiência e economicidade à Administração Pública.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.