O Juruá Em Tempo

Alunos de ensino médio do Ifac de Tarauacá ganham 15 medalhas em olimpíadas científicas nacionais

Estudantes do ensino médio do Ifac de Tarauacá foram premiados em olimpíadas de astronomia — Foto: Arquivo pessoal
Estudantes do ensino médio do Ifac de Tarauacá foram premiados em olimpíadas de astronomia — Foto: Arquivo pessoal

Estudantes do ensino médio-técnico do Instituto Federal do Acre, do campus de Tarauacá, no interior do Acre, foram destaques na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) deste ano. Pelo menos 15 alunos tiveram o desempenho recompensado com medalhas, além das menções honrosas dadas aos demais participantes.

A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do próprio campus. As provas objetivas e os lançamentos de foguetes foram aplicados no final do primeiro semestre de 2023 e nesta terça-feira (14), os alunos foram premiados com medalhas, sendo:

  • oito de ouro na Mobfog;
  • dois de prata na OBA;
  • cinco de bronze na Mobfog.

Segundo o professor de física Fernando Banen, que integra a organização local no município, os alunos do Ifac de Tarauacá sempre participam das etapas de avaliação e da competição de lançamento de foguetes todos os anos. Ele conta ainda que os estudantes mantiveram a média de desempenho e que pelo menos 200 alunos também foram contemplados com os certificados de participação.

“São olimpíadas científicas nacionais organizadas pela Agência Espacial Brasileira e sociedade astronômica que já estão há mais de 20 anos realizando por todo o Brasil, envolvendo alunos das escolas públicas, privadas, do ensino fundamental e médio. Com relação ao aprendizado, o aluno tem um aprofundamento a mais no conhecimento de ciências da natureza e da terra, no qual engloba as disciplinas de química, matemática, física e biologia”, frisou.

No total, foram 15 medalhas de ouro, prata e bronze, além de cerca de 200 certificados entregues — Foto: Arquivo pessoal

A OBA e a Mobfog são olimpíadas científicas nacionais, organizadas pela Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira há mais de 20 anos, realizadas em todo Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.

A organização local destacou que a equipe organizadora enviou as medalhas e certificados diretamente para as escolas que ficaram responsáveis pela distribuição aos alunos. Neste ano, as turmas dos cursos técnicos em Floresta, Agricultura, Administração e em Finanças estiveram envolvidos na edição, organizada pelos professores de física Delma Pereira, que é a responsável do projeto e Fernando Banen.

“Nós fazemos todo o trabalho o ano inteiro, preparamos os alunos, fazemos as aplicações das provas e realizamos o campeonato/lançamento de foguetes, abastecemos as informações no site da instituição e elas mandam a premiação pelos correios para fazermos a devida entrega”, complementou o docente.

Desempenhos de estudantes foram reconhecidos por meio de medalhas e certificados de participação — Foto: Arquivo pessoal

Sair da versão mobile