Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Onda polar traz chuvas intensas e queda de temperatura no Acre a partir de terça-feira
  • Com recursos de Barbary, Porto Walter terá 3 km de de micro evestimento asfáltico
  • Jovem acreano do Exército morre durante treinamento de tiros em Fortaleza e família pede ajuda para traslado do corpo
  • Acre começa a semana com alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h
  • PM é preso suspeito de matar suposto amante de mulher em motel; veja vídeo
  • Alcolumbre pauta para esta semana PL da dosimetria que beneficia Bolsonaro
  • Ossada humana é encontrada em área de mata no interior do Acre
  • Cruzeiro do Sul entra em alerta após Rio Juruá alcançar 11,80 metros
  • Em Cruzeiro do Sul, jovem ameaça esfaquear irmã após sumiço de maconha
  • Cruzeiro do Sul solicita licenças ambientais para obras de abastecimento de água
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, dezembro 15
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre promove certificação no controle de pragas na cultura da banana

Por Redação Juruá em Tempo.17 de novembro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Entre os dias 13 e 15 de novembro, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf) realizou um curso de certificação de origem na cultura da banana. Com o foco principal no combate às pragas sigatoka negra e moko da bananeira, questões fundamentais para a manutenção da qualidade e segurança dos cultivos.

Curso representa um passo significativo na capacitação dos profissionais do setor e no fortalecimento das práticas de certificação. Foto: cedida

O evento contou com a participação de Wilson Morais e Rita Lourenço, ambos representantes do Ministério da Agricultura, além de Danilo Romão e Cristina Iost, da Agência de Defesa Agropecuária de São Paulo.

A certificação fitossanitária, tema central do curso, visa garantir a conformidade fitossanitária dos produtos de origem vegetal, assegurando sua identidade e procedência. Isso não apenas confere credibilidade ao processo de rastreabilidade, mas também proporciona maior confiança tanto aos produtores quanto aos consumidores.

Ação visa não apenas à conformidade legal, mas também à proteção e desenvolvimento sustentável da cultura da banana. Foto: cedida

Sob regulamentação federal e legislações específicas de cada unidade federativa, a certificação fitossanitária demanda conhecimentos técnicos atualizados sobre legislações vigentes, reconhecimento e controle das pragas quarentenárias e regulamentadas. A Instrução Normativa MAPA nº 33, de 24 de agosto de 2016, é a base para o uso do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e do Certificado de Origem Consolidado (CFOC) no processo.

Participantes definem os conhecimentos como essenciais para abordar as diretrizes e atualizações necessárias sobre o controle dessas pragas. Foto: cedida

A Coordenadora de Educação Sanitária Vegetal do Idaf, Sandra Teixeira, ressaltou: “A certificação da origem não só garante a rastreabilidade dos produtos, mas também abre novos mercados para os produtores acreanos de banana”.

Por: Carlos Alexandre.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.