O Juruá Em Tempo

Ninawa Pai da Mata, líder espiritual do povo Huni Kuin, lança novo disco

O violonista indígena Ninawa Pai da Mata, conhecido como o “líder espiritual” do povo Huni Kuin, está lançando seu segundo disco, “Benimashū shushawei”, no dia 24 de novembro. O EP é composto por uma canção de autoria do próprio músico e por quatro cantos tradicionais do povo Huni Kuin, também conhecido como Kaxinawá, que vive na Amazônia, na fronteira do Acre com o Peru.

O título do disco, “Benimashū shushawei”, significa “alegria que cura” em Hatxa Kuî, a língua tradicional do povo Huni Kuin. Ninawa Pai da Mata, que começou a tocar violão ainda na infância e é um pajé respeitado em sua comunidade, tem a companhia dos filhos Shane e Yube no EP. Eles tocam percussão e violão nas gravações dos cantos tradicionais “Dau tibuya”, “Nai bai sitime”, “Nai mawa yuxini” e “Yamã kawanei”, além de “Santa luz divina”, tema da lavra do próprio Ninawa Pai da Mata.

O EP foi gravado no estúdio Toca do Tatu, na cidade de São Paulo, com produção musical de Felipe El Kraidli e direção musical de Clarice Carvalho com Camilla Coutinho. Este é o segundo disco de Ninawa Pai da Mata, que lançou seu álbum de estreia, “Transformando a tradição”, em 2014. Com este novo trabalho, o músico continua a tradição de seu povo, levando a música e a cultura Huni Kuin para o mundo.

Redação jurua24horas

Sair da versão mobile