
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre, Daniel Zen, comentou sobre o anúncio do novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para o estado. Zen destacou a atenção contínua do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Acre, independentemente de considerações eleitorais e resultados de votações.
“Independente de questões eleitorais e do resultado de votações, o presidente Lula nunca se esquece do Acre. Assim como já havia feito com o Novo PAC, destinando uma quantidade gigantesca de recursos que nos fizeram falta nos últimos 4 anos, agora ele anuncia a construção de 1.616 casas populares”, afirmou Zen.
Lula, em seu pronunciamento no Palácio do Planalto em 22 de novembro, revelou a Primeira Seleção de Propostas para o Novo Minha Casa, Minha Vida, destinado à Faixa 1 (FAR), abrangendo famílias com renda de até 2 salários mínimos, equivalente a R$ 2.640,00 nos valores atuais.
“Ter uma casa é ter um ninho seu. É você saber que não tem que procurar um galho a cada primavera, que você não tem que correr a cada chuva. É saber que você tem um lugar que é seu. Ali, você vai criar o seu vasinho de flores, vai colocar seu quadro na parede”, afirmou o presidente Lula durante a cerimônia.
No contexto do Acre, Lula assegurou a construção de 1.616 moradias populares, distribuídas em três cidades do estado.
“Agora me pergunte quantas casas populares foram feitas aqui no Acre no governo passado? Nenhuma. Resta saber se o Governo do Estado, que muito promete e pouco faz, vai dar conta desse desafio. Dinheiro do governo Lula está sobrando. Agora, competência no governo Gladson é artigo de luxo. A diferença é grande”, questionou Zen.
A capital, Rio Branco, será contemplada com 1,4 mil unidades localizadas nos bairros Calafate, Cidade do Povo e Irineu Serra. A maior parte dessas habitações ficará sob a responsabilidade do governo do Acre. Para Xapuri, foram destinadas 100 casas, a serem construídas pelo Estado. Em Cruzeiro do Sul, a prefeitura municipal assegurou a seleção de 100 moradias. O investimento total ultrapassa R$ 220 milhões.