
Nesta sexta-feira, 15, é comemorado o Dia do Arquiteto e Urbanista. O arquiteto é o profissional responsável por projetar e planejar a composição dos ambientes, considerando elementos como iluminação, acústica, design e segurança.
A data passou a fazer parte do calendário nacional após a sanção da lei 13.627/2018 que homenageia o arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer. Além disso, 15 de dezembro é o dia da fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), órgão responsável por fiscalizar e regular a profissão no país.
Dessa forma, a arquiteta e urbanista Hosana Feijó falou a respeito deste dia e destacou a importância da sua profissão para a sociedade. Hosana é formada há 6 anos, reside em Cruzeiro do Sul há 4 anos, é especialista em design de interiores e atua no nicho voltado para a área residencial e comercial.
“Eu me pego sempre pensando sobre o impacto dessa profissão tão linda em minha vida, meus olhos se enchem de lágrimas e meu coração transborda de emoção toda vez que um novo projeto nasce. Acredito que Deus me presenteou com esse dom de realizar sonhos que ajuda a transformar em lares, e, exatamente por isso que eu trabalho ardualmente todos os dias para honrá-lo e tornar a vida de cada um dos meus clientes ainda mais alegre e repleto de amor”, relatou a profissional.
Em Cruzeiro do Sul, a profissional já realizou trabalhos em academias, residências, lojas comerciais e restaurantes. “Quando eu cheguei a Cruzeiro do Sul, mesmo com a pandemia percebi que a cidade estava em constante desenvolvimento e que associado com o meu trabalho pude contribuir para mudanças na cidade, desde academias, residências, lojas comerciais e restaurante e é algo muito gratificante ter esse reconhecimento profissional e isso fica cada vez mais constatado quando recebemos amigos de fora e podemos apresentar as obras que fizemos na cidade. Isso me motiva cada vez mais buscar inspirações e aplicar nos projetos desenvolvidos pelo escritório”, disse a arquiteta.
Além disso, Hosana abordou sobre os novos projetos para o ano de 2024. “Estou trazendo uma vontade do meu coração de realizar trabalhos voluntários em 2024, onde estou amadurecendo a ideia de contribuir para a urbanização de praças da nossa cidade, trabalho que vai envolver minha experiência como arquiteta e também a ajuda da população, deixando a nossa cidade cada vez mais iluminada, alegre e cheia de vida”, informou.
Por fim, a arquiteta parabenizou todos os colegas de profissão neste dia tão especial. “Eu não me imagino hoje nessa vida seguindo outra carreira que não seja arquitetura. Por isso, não poderia deixar de celebrar e parabenizar todos os colegas de profissão neste dia do arquiteto, que com maestria e amor transformam sonhos em realidade”, parabenizou ela.