
Na manhã desta terça-feira, 19, os servidores da Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira anunciaram o início da oferta dos serviços do ambulatório de oncologia no Hospital Dermatológico, em Cruzeiro do Sul. A determinação do Governador Gladson Cameli, juntamente com o Secretário de Saúde Pedro Pascoal, pretende descentralizar o atendimento na capital acreana e aprimorar a assistência dos pacientes oncológicos.
De acordo com a coordenadora da Regional de Saúde do Vale do Juruá, Diani Carvalho, é um dia histórico para o município. “Essa decisão possibilitará o alocamento do recurso, além de maiores investimentos nos tratamentos oncológicos aqui em Cruzeiro do Sul e região, como também o conforto para os pacientes e acompanhantes que por muitas vezes precisaram se deslocar até a capital em busca de tratamento adequado”, destacou.
Segundo ela, os atendimentos acontecerão uma vez por mês, durante 3 dias, onde serão contemplados 30 pacientes por dia, totalizando 90 pacientes atendidos a cada vinda do médico especialista.
“Serão atendidos 15 pacientes pela manhã e 15 no período vespertino. Dessa forma, será ofertado aos pacientes de retorno que necessitarem de terapia com corticóide realizar esse procedimento aqui mesmo no Hospital Dermatológico, facilitando o acesso ao tratamento deste paciente”, informou.
Diante dessas informações, as prioridades para receber essa assistência são os pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Só o fato de não precisar se deslocar até Rio Branco e deixar a família que com todo o apoio torna-se essencial nesse processo de cura é muito importante, sem falar na questão financeira”, relatou Maria Enízia, uma das pacientes que realiza o tratamento em Rio Branco há mais de um ano.