Na noite desta quarta-feira, 20, em Cruzeiro do Sul, aconteceu a solenidade de troca do Comando de Fronteira Juruá, 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). O 61º BIS é uma unidade do Exército Brasileiro que atua na defesa da fronteira e na cooperação com a sociedade, realizando diversas operações e atividades na região do Alto Juruá.
Diante dessas informações, o coronel Wilson Pereira Santos, que comandou o batalhão por dois anos, passou o cargo para o tenente-coronel Gustavo Moreira Mathias, que já serviu no batalhão em outras ocasiões. Durante a cerimônia, o coronel Wilson destacou a importância das parcerias realizadas com os órgãos públicos e a sociedade civil, além do apoio da imprensa local, ao longo dos dois anos trabalhados.
“Foram dois anos muito bons, dois anos maravilhosos, onde eu tive uma convivência muito salutar com toda a sociedade cruzeirense, onde podemos trabalhar juntos com todos os órgãos, executivo, judiciário, legislativo, federal, municipal e estadual. Então, vários trabalhos foram feitos em conjunto, em parcerias, a gente apoiando a sociedade e os órgãos apoiando aqui o nosso batalhão.”, disse ele. Além disso, o coronel afirmou que vai sentir saudades da cidade e do batalhão, mas que confia na continuidade do trabalho do seu sucessor.
A cerimônia foi presidida pelo general Flávio Moreira Mathias, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que é irmão do novo comandante e contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares e amigos dos comandantes.
O general Flávio Mathias, que é responsável pelas áreas de Rondônia, Acre e sul do Amazonas, informou que a troca de comando é um evento que materializa a evolução do Exército e que a missão dos comandantes é sempre aprimorar a unidade, a brigada, o batalhão, o Exército e o Brasil. Ele também elogiou o trabalho do seu irmão e disse que foi uma coincidência feliz ele ter sido nomeado comandante do 61º BIS.
“Essas transmissões de cargo mostram que nós como pessoas passamos, e o Exército fica, o batalhão fica, e a nossa missão sempre é melhorar a nossa unidade, a nossa brigada, o nosso batalhão, a gente tem que trabalhar não para nós mesmos, trabalhar para o batalhão e para o Exército e para o Brasil, então essa é a minha missão”, relatou.
Por fim, o novo comandante, tenente-coronel Gustavo Mathias relatou a emoção de retornar à cidade e ao batalhão, onde iniciou sua carreira como aspirante. Ele revelou que tem um carinho especial pela região e que espera ser feliz no comando do batalhão.
“Servi aqui em 2001, 2002. Depois retornei em 2015, 2016 e 2017. E agora, em 2023, assumi o comando para o biênio em 2024 e 2025. É uma satisfação poder retornar a essa cidade, que eu tenho um carinho muito grande. Sou casado com uma cruzeirense. Então, é uma responsabilidade maior. Foi aqui que tudo começou, quando eu cheguei à aspirante. E agora eu estou fechando um ciclo comandando novamente.”, mencionou.

