Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • No Acre, criança abre mão de presente e pede cadeira de rodas para a avó ao Papai Noel
  • Emendas do deputado Coronel Ulysses garantem novas viaturas para a Segurança Pública
  • Estudantes do Ifac conquistam melhor resultado do Acre na Olimpíada Brasileira de Geografia
  • Acre tem mais de 68 mil pessoas vivendo em áreas de favela, diz IBGE; entenda o termo
  • Homem é preso por tráfico e mulher por tentativa de homicídio no interior do Acre
  • Acre entra em alerta por aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue com serviços de tapa-buracos e melhorias de ruas em bairros da cidade
  • Homem condenado por estuprar enteada com uso de sedativo é preso no Acre
  • Prefeitura no Acre concede gratificação natalina extra de R$ 1 mil a servidores
  • EJA abre matrículas para o 1º semestre de 2026 na rede estadual do Acre; veja prazos e critérios
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 19
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Pesquisadora do Acre está entre os eleitos para a Associação Brasileira de Ciências

Por Redação Juruá em Tempo.28 de dezembro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A professora do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (UFAC), localizado em Cruzeiro do Sul, Sonaira Souza da Silva, está na lista de pesquisadores eleitos para a Associação Brasileira de Ciências (ABC). Ela faz parte do grupo de membros afiliados da entidade na Região Norte.

Junto com ela estão: Aurora Miho Yanai Nascimento, da área de Ciências Biológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA; Karen Janones da Rocha, de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pedro Tupã Pandava Aum e Verônica Scarpini Candido, ambos de Ciências da Engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O resultado da eleição para membros titulares, correspondentes e afiliados foi divulgado pela Diretoria da ABC após Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 4 de dezembro. Em comunicado, a ABC destacou que em 2023 as mulheres são maioria entre os titulares eleitos, com 60% de aprovação.

“Essa proporção reflete uma tendência rumo à igualdade de gênero no topo da carreira científica, que cada vez mais se reflete nos quadros da Academia Brasileira de Ciências. Entre os membros afiliados, a equidade também foi atingida, com 50%”, disse a Associação Brasileira de Ciências.

A posse dos novos membros se dará mediante a concordância do termo de aceite, em duas maneiras: membros titulares e correspondentes receberão os diplomas durante a Reunião Magna da ABC, que será realizada em maio de 2024 no Rio de Janeiro, e as cerimônias de diplomação dos membros afiliados ocorrerão associadas a simpósios científicos regionais.

Sou Engenheira Agrônoma e Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Acre e Doutora em Ciências Florestais Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Além de professora da Universidade Federal do Acre, Sonaira é pesquisadora entusiasta da aplicação de sensoriamento remoto e geoprocessamento para entender os padrões da cobertura do solo no Estado do Acre. Sua principal linha de pesquisa é o fogo na Amazônia Sul Ocidental.

Um dos projetos que tem a pesquisadora à frente junto com outros cientistas é o “Acre Queimadas: Incêndios florestais e queimadas no Estado do Acre: análise da extensão, nível de degradação e cenários futuros”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Por: Raimari Cardoso, do AC24horas.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.