O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), atua desde 1992 no Brasil, e já formou mais de 7 milhões de crianças e adolescentes em todo o país. O programa possui caráter preventivo e social, buscando prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, através de aulas ministradas por policiais militares.
Por isso, na manhã desta quarta-feira, 20, o 6º Batalhão de Polícia Militar realizou a formatura de 285 alunos da rede municipal de ensino, em Mâncio Lima. Durante a cerimônia, os formandos receberam certificados e premiações por escreverem as melhores redações.
Dessa forma, estiveram presentes várias autoridades municipais, incluindo o prefeito e o secretário de educação, além do coordenador estadual do programa, capitão PM Jácome. Todos elogiaram o trabalho desenvolvido pelo 6º BPM e destacaram a importância do PROERD para a formação dos alunos.
Assim, o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Edvan Rogério, agradeceu o apoio da prefeitura e das escolas, e afirmou que o batalhão está comprometido com a educação e o programa. Segundo ele, em 2024, o PROERD será ampliado para atender mais crianças e adolescentes do município de Mâncio Lima e dos demais municípios vizinhos.
Diante dessas informações, o programa é baseado no modelo norte-americano DARE (Drug Abuse Resistance Education), e tem como mascote o leão Daren, que simboliza a coragem, a sabedoria e a resistência. Por esse motivo, a formatura foi encerrada com o juramento dos alunos, que prometeram ficar longe das drogas e da violência.

