Ícone do site O Juruá Em Tempo

Professor do IFAC é investigado por amarrar, espancar e tentar dopar aluno menor de idade

Uma grave situação de violência contra um menor envolve um professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) de Xapuri e um aluno do curso de Agropecuária. O caso é investigado pela Delegacia Geral de Polícia do município e acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Segundo informações, no dia 27 de novembro, o professor Uilson Fernando Matter teria coagido, amarrado, violentado física e psicologicamente e tentado dopar um estudante de 15 anos, nas dependências da casa do servidor público. O incidente teria sido motivado pelo desaparecimento de uma bicicleta de uma propriedade de Uilson, pela qual o aluno ficou responsável durante uma viagem do professor.

O jovem contou o ocorrido à família, que registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Geral de Polícia de Xapuri, com exame de corpo de delito.

Além disso, uma denúncia anônima diz que o professor utiliza sua posição na instituição para induzir os alunos a participar de atividades externas ao IFAC e a realizar favores pessoais. Ele também teria influenciado os funcionários da portaria a impedir o acesso do aluno ao campus.

Segundo a delegada da cidade, Michele Boscaro, todas as medidas necessárias foram tomadas em relação ao caso e o inquérito transcorre em sigilo, visto que a vítima é menor de idade.

O presente diretor do campus, professor Joy Cavalcante, disse que ao saber do fato pela família do estudante, comunicou o caso ao procurador da instituição. Sobre a informação de que o professor teria agido junto à portaria, Joy disse não ter conhecimento. “Nenhum professor tem a prerrogativa de impedir a entrada de qualquer pessoa ao Campus. Quanto ao aluno não estar frequentando as aulas, tomamos a medida de mantê-lo afastado como maneira de protegê-lo do possível contato com o professor envolvido. Ele está recebendo todo o suporte educacional, inclusive, fazendo todas as atividades em casa”, explicou.

O menino e sua mãe foram ouvidos pelo Conselho Tutelar, que encaminhará o caso ao Ministério Público.

Nesta segunda-feira, 04, o IFAC anunciou que está investigando o incidente, e que o funcionário envolvido foi afastado preventivamente para garantir que a apuração seja justa e eficiente.

Confira a nota da instituição:

Nota de Esclarecimento sobre fato ocorrido em Xapuri

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) vem a público informar que tomou ciência de um lamentável incidente envolvendo agressão física entre um servidor e um aluno membros da comunidade do Campus Xapuri, fora do ambiente da referida unidade. Diante da gravidade do ocorrido, o Ifac está tomando as medidas necessárias para esclarecer os fatos e garantir a integridade e segurança de sua comunidade acadêmica.
Neste sentido, foi instaurado um procedimento administrativo para investigar detalhadamente o incidente. Como parte desse processo, o servidor envolvido na ocorrência foi afastado preventivamente, conforme protocolos internos, a fim de assegurar a imparcialidade e eficiência na apuração.
O IFAC reitera seu compromisso inabalável com a ética, o respeito e a segurança de todos os membros de sua comunidade acadêmica. Repudiamos veementemente qualquer forma de violência e reafirmamos nosso comprometimento em manter um ambiente educacional saudável, pautado pelo diálogo, pela tolerância e pelo respeito mútuo.
A instituição está colaborando integralmente com as autoridades competentes, visando à elucidação completa dos fatos e à adoção das medidas administrativas previstas em conformidade com a legislação vigente, e segue comprometida em garantir um ambiente educacional seguro e propício ao desenvolvimento integral de nossos estudantes e colaboradores.

Rio Branco (AC), 04 de dezembro de 2023.
Instituto Federal do Acre.

Sair da versão mobile