A Secretaria de Saúde orienta que a população volte a usar máscaras devido ao aumento dos casos de COVID-19. A preocupação é por conta da aglomeração em espaços públicos durante as festas de final de ano.
Além disso, as unidades de saúde encontram-se lotadas de pessoas com sintomas da doença. Por isso, é fundamental que a população adote as medidas de prevenção para evitar o contágio.
“O uso de máscaras continua sendo recomendado, principalmente para quem tem sintomas e sinais gripais. Muito importante essa recomendação, já que uma das medidas preventivas da Covid-19 é a quebra da cadeia de transmissão e evitar que uma pessoa contaminada não contamine uma sadia”, explicou o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Edvan Meneses.
De acordo com ele, o uso das máscaras é recomendado mesmo para quem não tem diagnóstico de Covid-19. “Uma coisa que é importante é que não é preciso ter o diagnóstico para usar as máscaras. Toda aquela pessoa que tiver algum sintoma gripal deve fazer uso”, recomendou.
Apesar do aumento dos casos, o profissional de saúde informou que não há notificações recentes de casos graves de Covid-19, no qual é atribuído à vacinação. “Acima de tudo a gente pede para que a população se imunize porque só assim a gente consegue atenuar os sintomas e fazer com que essas pessoas não evoluam para quadros graves de síndrome de respiração aguda”, destacou.

