A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta quinta-feira, 4, os números relativos à vacinação contra Covid-19 no município. De 2021 até 2023, foram aplicadas 184.406 doses de imunizantes contra o coronavírus, sendo 130.571 em 2021, 47.649 em 2022 e 6.186 em 2023, incluindo 3.157 doses de reforço da bivalente.
A secretária Municipal de Saúde, Valéria Lima, alertou para a necessidade da população se vacinar e completar o esquema de imunização, uma vez que a doença ainda não foi erradicada. Ela pediu que as pessoas busquem as unidades básicas de saúde, que funcionam até as 19 horas, para receber as doses disponíveis, bem como os testes para detectar a infecção.
A preocupação da gestora aumentou depois que no último dia 29, uma pessoa de Cruzeiro do Sul morreu por Covid-19 no Hospital do Juruá e outra, com a doença, está internada na Unidade de Terapia Intensiva. Segundo ela, a vítima fatal tinha comorbidades como diabetes e hipertensão e só tinha tomado uma dose da vacina. Ela explicou que o médico que atendeu o paciente colocou na notificação de óbito pós-covid, mas nos sistemas da secretaria não existe essa categoria, por isso ele entrou como covid.
Além do paciente na UTI, há outro com Covid na clínica médica do Hospital do Juruá. 38 novos casos da doença foram registrados nesta terça-feira, 2. Em Cruzeiro do Sul durante todo o ano passado, 7 pessoas morreram vítimas da doença.
A secretária também informou que desde o dia 1º de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade está integrada ao Calendário Nacional de Vacinação Infantil em Cruzeiro do Sul. A medida, aprovada pela Anvisa e respaldada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – SUS, foi adotada após deliberações em julho e novembro de 2023. O Programa Nacional de Imunização – PNI efetivou essa inclusão.

