
Ana Clara Veiga Dias tem 17 anos, é natural de Guajará (AM) e reside em Cruzeiro do Sul desde a infância. A estudante é ex-aluna do Instituto Santa Teresinha, mas estudou a maior parte da sua trajetória escolar em instituições públicas.
Ana conta que sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi subindo gradualmente. No seu primeiro ano do ensino médio ela pontuou 860 na redação, no segundo ano foi 900 e, no terceiro, a estudante alcançou 980 pontos.
“Eu estudei a vida toda em escola pública e sempre tive na minha cabeça que nenhuma escola iria me aprovar, porque eu percebi que se eu não estudasse por conta própria, eu não iria conseguir. Por isso, eu sou autodidata e gosto de estudar sozinha”, disse a estudante.
Ana relatou ainda a importância de se afastar das redes sociais durante este período, além da prática de exercícios físicos, que foram fundamentais para a execução da sua rotina de estudos.
“A minha vida era basicamente ir pra escola, estudar e ir para a academia, porque se exercitar é extremamente importante e eu recomendo para qualquer pessoa que mantenha uma rotina de estudos. A musculação era o momento em que a minha mente descansava e me preparava para um outro dia longo de estudos”, relatou.
Além da ótima pontuação na redação do ENEM, a estudante também alcançou 739,5 pontos em matemática, que era uma das suas grandes dificuldades. “Quando tinha algum horário livre ou coisas assim, enquanto todo mundo ficava brincando, eu pegava os livros e começava a fazer o máximo de questões que eu conseguia. Por isso, essa nota em matemática também foi uma grande conquista”, concluiu ela.