24 C
Juruá
sábado, maio 18, 2024

‘Mães da Ciência’: programa quer incentivar pesquisa científica entre mães solo sem renda fixa

Por redação.

- Publicidade -
Oportunidade vai desenvolver competências empreendedoras. — Foto: Divulgação/Pitágoras
Oportunidade vai desenvolver competências empreendedoras. — Foto: Divulgação/Pitágoras

A Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) lançou nessa quinta (25) o programa ‘Mães da Ciência’ para incentivar mães solo, sem renda fix,a com bolsas de pesquisas para que consigam desenvolver estudos específicos ou criar um empreendimento.

O programa vai ter início no primeiro semestre de 2024 e deve começar com 1.000 a 1.500 bolsas de pesquisas. Professores e pesquisadores vão auxiliar o desenvolvimento de projetos junto às mulheres que forem selecionadas.

“Será o primeiro programa de pesquisa a atingir desde o doutor da universidade à menina do ensino médio ou de EJA que tem filhos e não tem uma renda mínima”, explicou o presidente da Fapac, Moisés Diniz.

A seleção será por meio de edital, e entre os critérios estão maior número de filhos, mais dificuldade financeira e distância dos centros urbanos.

Este ano, a duração será de 7 a 8 meses e em 2025 será durante todo o ano. Até 2027, programa busca contemplar até 8 mil mulheres com bolsas de R$ 300.

O Mães da Ciência vai ser executado por meio de emendas da então senadora Mailza Assis, da deputada federal Socorro Neri e uma contrapartida do Estado.

  • Por *Idhelena Vieira, g1 AC / *Estagiária sob supervisão do jornalista Geisy Negreiros.
- Publicidade -
Copiar