O Juruá Em Tempo

Pilotos denunciam que pista fecha por 8 horas no aeroporto de Rio Branco e prejudica voos de TFD

O Aeroporto Internacional de Rio Branco está passando por obras que devem aumentar a capacidade de atendimento de aeronaves, possibilitando mais voos comerciais, e proporcionando um ambiente ainda mais confortável e moderno para os passageiros.

Porém, a pista está ficando fechada durante o dia por conta da obra, o período diário de funcionamento é apenas de 11 às 19 horas, o que tem prejudicado os pilotos que trabalham em empresas de táxi aéreo no Acre, principalmente que fazem o transporte de passageiros para Tratamento de Fora de Domicílio (TFD).

Dessa forma, os pilotos relataram que estão se sentindo prejudicados em virtude das medidas adotadas, pois o fechamento da pista compromete o socorro às pessoas que precisam de atendimento médico com urgência.

“Esse horário está gerando um transtorno enorme para atendermos os voos de aeromédico, voos do TFD. Eles não estão abrindo essa exceção para pousarmos com os pacientes. A gente concorda com a obra, mas a pista não precisa ficar tanto tempo fechada, prejudicando esse serviço que é essencial”, explicou um dos pilotos, que preferiu não ser identificado.

Segundo ele, a única solução encontrada foi utilizar a pista de pousos e decolagens localizada na Fazenda Água Limpa, situada às margens da BR-317, no sentido de Boca do Acre, a cerca de 50 quilômetros de Rio Branco.

“Aí vem outra dificuldade, o Samu e a Central de Leitos não querem ir pegar o paciente na fazenda e isso prejudica demais. Só apelamos para o bom senso, já que é possível a liberação para os voos do TFD”, disse o piloto.

Até o momento, a empresa responsável pela gestão do Aeroporto de Rio Branco, Vinci Airports não se manifestou a respeito do assunto.

Sair da versão mobile