
Desde o dia 25 de fevereiro, o 1º Pelotão Especial de Fronteira do município de Marechal Thaumaturgo (1º PEF MTh), subordinado ao Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva, realiza operações em apoio à Defesa Civil do Acre para auxiliar no socorro à população acreana residente nas comunidades indígenas Apiwtxa e Novo Destino, no Rio Amônia, que foram afetadas com as enchentes do Rio Juruá e seus afluentes.
A cheia atinge níveis históricos e já deixou milhares de pessoas desabrigadas. Nesta segunda-feira, 26, os militares entregaram cestas básicas a aproximadamente 20 famílias indígenas, e fizeram o transporte dos moradores para locais seguros.
Diante disso, o batalhão apoiará a população local enquanto for necessário, reafirmando o compromisso do Exército Brasileiro na preservação da integridade física dos povos originários.
O 1º PEF MTh é responsável pelo controle e fiscalização da faixa de fronteira entre Brasil e Peru, e realiza ações cívico-sociais e de saúde nas comunidades indígenas da região.