O Ministério da Saúde enviou cinco kits de medicamentos e insumos estratégicos para atender as vítimas das chuvas intensas no estado do Acre, capazes de assistir 1,5 mil pessoas em um mês. A iniciativa é uma ação rápida para socorrer os desabrigados diante da situação de emergência causada pelas chuvas que atingiram a região.
Os kits possuem 48 itens, incluindo medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, e insumos como luvas e seringas.
O governo do estado decretou situação de emergência para 17 dos 22 municípios acreanos, com validade de 180 dias. A medida foi tomada considerando os prognósticos técnicos que apontam ocorrência de chuvas acima da média esperada para o período.
Segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o fenômeno meteorológico conhecido como Alta da Bolívia — anticiclone que ocorre na alta troposfera no verão sobre a América do Sul — está afetando o sul da Amazônia.
Dos 17 municípios, os mais afetados são Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Xapuri. Em Jordão, por exemplo, 80% da população foi afetada pelas cheia do Rio Tarauacá.

