
O bairro Miritizal, um dos mais populosos de Cruzeiro do Sul, no Acre, está na rota da enchente do Rio Juruá, que já ultrapassou a cota de alerta, de 11,80 metros, e nesta terça-feira (27) chegou a 12,70 metros. Os moradores do local, que já enfrentaram grandes alagações em anos anteriores, estão preocupados com a possibilidade de terem que deixar suas casas e perderem seus bens e animais.
É o caso do pescador Adegildo Gomes de Souza que mora no bairro Olivença, próximo ao Miritizal. Ele disse que é um período muito difícil, pois a água sobe muito rápido e exige cuidado, principalmente com as crianças. Ele contou que já enfrentou muitas enchentes e teve prejuízos com seus móveis, que quebraram ao serem molhados e deslocados.
“É preciso ter um pouco de cuidado, né? Porque as crianças não tem tanto cuidado. Qualquer coisinha eles já escapam da visita da gente. E a gente fica com um pouco de cuidado, preocupado. E porque la onde eu moro, alaga afundo”, disse ele.
Ele afirmou que se sente mais tranquilo com a presença da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da prefeitura, que estão monitorando a situação do rio e oferecendo apoio aos moradores das áreas de risco. Ele disse que já pediu ajuda em outras ocasiões, quando o assoalho de sua casa cobriu de água e ele teve que sair.
“Muito importante, porque qualquer coisa a gente pede uma ajuda, né? Aí você tem como ajudar a gente. Se a gente, qualquer coisa, o assoalho cobrir, a gente tem um apoio da defesa,” disse ele.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, juntamente com o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Lima, realizaram uma visita nas áreas alagadas nesta segunda-feira. Eles disseram que a prefeitura está monitorando constantemente a situação do rio através da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que estão com todas as equipes de prontidão para remover os moradores das áreas de risco, caso seja necessário.
jurua24horas
