
Na última terça-feira, 30, o navio de assistência hospitalar “Doutor Montenegro” chegou a Cruzeiro do Sul, no Acre, para realizar a 24ª edição da “Operação Acre” percorrendo as comunidades dos municípios ao longo do rio Juruá, nos estados do Amazonas e Acre.
A embarcação, que pertence à Marinha do Brasil, vai atender cerca de 20 mil moradores das comunidades ao longo do rio Juruá e oferecerá serviços gratuitos de consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais, radiografias, vacinas, pequenas cirurgias e distribuição de medicamentos.
Dessa forma, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizará na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, às 9h, um encontro de alinhamento com as equipes do Navio-Hospital Dr. Montenegro, que são formadas por profissionais da Marinha, do Ministério da Saúde e de organizações não governamentais.
A previsão é que os atendimentos comecem na próxima segunda-feira, dia 5, e permaneça por dois meses com o principal objetivo de oferecer cuidados de saúde, assistência médica e social a regiões isoladas, principalmente às comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia.
Assim, o atendimento inicia-se a partir da triagem feita pela equipe de enfermagem e, posteriormente, os pacientes são encaminhados para a equipe médica, formada por pediatra e clínico que faz atendimento de forma individualizada. O mesmo acontece com a área odontológica.
Além disso, também serão realizados exames de papanicolau e outros procedimentos preventivos, como orientação sobre saúde bucal, higiene pessoal e doenças sexualmente transmissíveis.
