Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Hacker desvia R$ 100 milhões do BTG, que suspende operações com Pix
  • Como MEIs devem declarar o Imposto de Renda Pessoa Física
  • Com 62,25% de perdas, Acre está entre os quatro com pior eficiência no saneamento do país
  • Justiça libera contrato de R$ 21 milhões para recuperação de ramais após ação de empresa
  • Putin quer reforçar ‘associação estratégica’ com a Coreia do Norte
  • França: extrema-direita sofre derrotas, mas se mantém forte para 2027
  • Haddad não queria, mas vai ‘mergulhar’ na campanha por governo de SP, diz aliado
  • Dorival critica árbitro por pênalti não marcado e por segurar jogo: ‘Absurdo’
  • Avião bate em veículo na pista de aeroporto de Nova York
  • Lei que permite venda de remédios em supermercados é sancionada; entenda
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, março 23
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

Peru vai declarar emergência sanitária com aumento de casos de dengue

Por Redação Juruá em Tempo.27 de fevereiro de 20242 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Peru vai declarar emergência sanitária em 20 de suas 25 regiões devido ao  aumento nos casos de dengue, com 28 mortes registradas neste ano, e em meio a uma onda de calor e chuvas fortes favoráveis à reprodução em massa do mosquito que transmite a doença, anunciou o ministro da Saúde do país, César Vasquez, nesta segunda-feira (26).

O ministro disse que há “um risco iminente” de um surto de dengue após um aumento de 95% para 24.981 casos até a sétima semana do ano, em comparação com 12.624 casos com 18 mortes no mesmo período em 2023.

“Há 20 regiões que serão consideradas em situação de emergência de saúde devido à dengue”, disse Vasquez à estação de rádio local RPP.

A medida, que aumenta a capacidade de resposta das instituições de saúde do país com recursos, será formalizada nas próximas horas ou dias.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre, dor nos olhos, na cabeça, nos músculos e nas articulações, além de náuseas, vômitos e fadiga.

A maioria dos casos no Peru foi registrada no Norte do país, onde a capacidade dos hospitais está sobrecarregada.

Vasquez disse que o plano regular para conter a doença ficou “sobrecarregado” por vários fatores, como o clima, com uma onda de calor e chuva, e apontou que logística precisa ser acelerada.

O Peru registrou 438 mortes por dengue no ano passado, com 269.216 casos, sendo maio e junho os meses com o maior número de casos, segundo dados oficiais.

O país andino enfrenta um aumento incomum na temperatura e nas chuvas desde 2023 devido ao aquecimento do mar em sua costa como resultado do fenômeno climático El Niño.

 

Por: Reuters.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.