Na manhã desta quarta-feira, 28, O “Projeto Jovem Eleitor”, executado pela União da Juventude Socialista (UJS) de Cruzeiro do Sul, em parceria com a Secretaria de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), promoveu o alistamento eleitoral de vários estudantes do ensino médio.
Ao todo, mais de mil títulos eleitorais serão emitidos, incluindo estudantes do primeiro ao terceiro ano das escolas: Madre Adelgundes Becker, Dom Henrique Ruth, Professor Flodoardo Cabral e Craveiro Costa. Dessa forma, eles poderão exercer plenamente seus direitos políticos.
Além disso, o projeto permitirá a obtenção do título por aqueles que enfrentam dificuldades, seja por falta de instrução ou por estarem em áreas distantes.
“O momento é de grande importância, porque a juventude já tem o seu pensamento e sua função. E, na sociedade, a juventude poder escolher e votar em quem melhor os representa é de extrema importância”, destacou Eduardo Santos, presidente da UJS em Cruzeiro do Sul.
Igor Gabriel de Souza, secretário-geral da UJS no município, disse que o serviço está disponível exclusivamente para aqueles que estão tirando o título pela primeira vez.
Os alunos, que tiveram o interesse pelo exercício da cidadania despertado, agradeceram pelo projeto e pela oportunidade de reconhecer os seus direitos. “Todo mundo tem o direito do voto, mas muitos não usufruem corretamente disso”, ressaltou Angelus Oliveira, de 16 anos.

