Uma criança foi flagrada pilotando um jetski na tarde deste sábado (24), no Rio Acre, nas proximidades da Gameleira, em Rio Branco.
Um vídeo enviado para a redação do Na Hora da Notícia mostra a criança, de aproximadamente 7 anos, pilotando a moto aquática, e na garupa aparece um homem, que supostamente seria o pai da menor.
Durante o vídeo da “diversão” é possível ver claramente os riscos das manobras realizadas pela criança, pois o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento e vários balseiros começam a descer o manancial, podendo a qualquer momento, ocasionar um acidente com o jetski. Não havia fiscalização pelo rio no momento em que a criança estava pilotando a moto aquática.
Veja o vídeo:
Vale ressaltar que devido a enchente dos rios do Acre nessa época, um naufrágio também foi registrado no município de Sena Madureira, onde várias pessoas conseguiram se salvar, mas uma menina e o pai dela desapareceram nas águas do Purus, nas proximidades do Caeté. O fato aconteceu na sexta-feira (23).
Já em Rio Branco, o uso de lanchas e dos jetskis acabam atrapalhando os resgates das famílias que estão alagadas pelas águas do Rio Branco. Muitos vídeos que circulam na internet mostram a dificuldade de remover os móveis e transportar em canoas, devido as ondas provocadas por essas embarcações.
A Marinha do Brasil alterou, por meio da Diretoria de Portos e Costas, as normas referentes à condução de crianças em motos aquáticas (jetski). As medidas já estão em vigor. Segundo a portaria N 429/DPC, emitida no dia 22 de março de 2020, fica “proibida a condução de passageiro (incluindo crianças) na frente do condutor habilitado a fim de não prejudicar a visibilidade e a capacidade de manobra da embarcação”.
De acordo com o documento, também fica vetado o transporte de crianças com idade inferior a 7 anos na garupa de motos aquáticas. Crianças com idade igual ou maior do que 7 anos e inferior a 12 anos poderão ser conduzidas na garupa da embarcação, desde que acompanhadas ou autorizadas pelos pais ou responsáveis.
Atualmente, a partir dos 16 anos, com autorização do responsável legal, pode-se obter habilitação para conduzir embarcação de recreio, como lanchas, veleiros, jet-skis e escunas.

