24.6 C
Juruá
quinta-feira, maio 2, 2024

CBF cria troféu Roberto Dinamite para o artilheiro do Brasileirão

Por ge.

- Publicidade -

A CBF criou o troféu Roberto Dinamite, que será entregue ao artilheiro do Campeonato Brasileiro a partir de 2024. A medida homenageia o maior artilheiro da história do Brasileirão, com 190 gols. O principal ídolo da história do Vasco faleceu em janeiro do ano passado.

CBF cria troféu Roberto Dinamite — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo diretor de marketing da CBF, Lênin Franco, durante a reunião do Conselho Técnico da competição. Além do troféu, o vencedor receberá também um prêmio financeiro.

– O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse recorde dando o nome deste craque ao troféu do artilheiro da competição -afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Filho do artilheiro, Rodrigo Dinamite participou da reunião e agradeceu a criação do prêmio.

– Fico muito feliz com essa homenagem ao meu pai. Obrigado por manterem o legado do meu pai. Me sinto muito grato – disse Rodrigo.

Pedido do Vasco

No dia 8 de janeiro, aniversário de um ano da morte de Dinamite, o Vasco enviou um ofício à CBF sugerindo a homenagem ao ex-atacante. Em 2024, o clube comemora 50 anos do seu primeiro título brasileiro. Também em 1974, Dinamite foi artilheiro do Brasileirão pela primeira vez.

Dinamite também teve passagem marcante pela seleção brasileira. Com a Amarelinha, o atacante marcou 25 gols e foi artilheiro no vice-campeonato do Brasil na Copa América de 1983. Disputou as Copas do Mundo de 1978 e 1982.

Roberto Dinamite morreu no dia 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos, em decorrência de um tumor no intestino. Confira alguns feitos do maior ídolo do Vasco:

  • Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, título que ostenta há quase 40 anos – seu último Brasileirão como atleta foi em 1992;
  • maior artilheiro do Campeonato Carioca, com 284 gols;
  • maior artilheiro do Estádio de São Januário, com 184 gols;
  • maior artilheiro do Vasco, com 708 gols;
  • maior artilheiro dos clássicos regionais do Rio de Janeiro, com 27 gols em Vasco x Flamengo, 25 gols em Vasco x Botafogo e 36 gols em Vasco x Fluminense.
- Publicidade -
Copiar