22.2 C
Juruá
sábado, abril 27, 2024

Com cenário ainda devastado, Brasiléia pode levar até 8 meses para se restabelecer

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A prefeitura municipal de Brasiléia tem enfrentado um dos maiores desafios de sua existência, após a cheia histórica do Rio Acre este ano, onde foi registrado a maior alagação da história do município, a cidade do Alto acre se transformou em um cenário de destruição após a baixa dos rios. Ruas, calçadas, espaços públicos, escolas em meio a toneladas de lixo e entulhos, além de ramais e pontes que ficaram total ou parcialmente destruídas devido ao desastre.

O município passa por operação de limpeza há vários dias, desde as primeiras vazantes do Rio Acre. Mesmo com o apoio dos governos federal e estadual, o processo total de restabelecimento da cidade pode durar até oito meses.

Estudantes e professores enfrentam dificuldades no reinício do ano letivo, principalmente aqueles no qual as escolas foram gravemente afetadas pelo desastre.

A prefeitura busca agora reconstruir as escolas e espaços públicos que ficaram completamente devastados após as cheias. De acordo com a gestão, das 10 escolas do município, três tiveram estragos provocados pelas enchentes. Entre elas as Escola Rui Lino, Vitória Salvatierra e Elson Dias Dantas.

Para a prefeita Fernanda Hassem, a reconstrução da cidade é prioridade absoluta e afirma que está trabalhando incansavelmente junto com o governo do Estado e Federal para que tudo volte logo à normalidade.

“Essa é nossa prioridade absoluta e estamos trabalhando incansavelmente dia e noite com nossa equipe e com os governos federal e estadual para que nossa cidade e as pessoas voltem a sua normalidade e a suas atividades o quanto antes, mesmo que isso leve um tempo para acontecer. O povo de Brasileia é um povo forte e resiliente e juntos e unidos vamos vencer mais esse desafio”. – declarou Hassem.

  • Fonte: Folha do Acre.
- Publicidade -
Copiar