
O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 08, marca uma data de luta, superação, recomeço e conquistas. Por isso, este dia é um momento crucial para celebrar as conquistas, a força, a resiliência e capacidade de liderança das mulheres em todas as áreas.
Dessa forma, a atual gestora da Escola Cívico Militar Madre Adelgundes Becker, Rosa Lebre é exemplo de mulher profissional, forte e guerreira. Nascida em Cruzeiro do Sul, Rosa começou a ser lapidada bem precocemente, tendo em vista que desde os seus 18 anos de idade já trabalhava.
A atual gestora é licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC), Especialista em Matemática, Física pela Uninter e graduada em Gestão Escolar, também pela Universidade Federal do Acre.
Segundo ela, sua formação foi marcada por muito esforço, perseverança, dedicação e trabalho duro, de onde nasceram frutos valiosos que fizeram e fazem diferença para toda a sociedade.
Inicialmente, Rosa foi idealizadora do Projeto Aprendendo e Transformando. Vencedora do concurso nacional de Cidadania Construindo a Nação, na condição de professora da Escola Nunes Leitão em Rio Branco no ano de 2008.
Em 2012, comandando a Escola Valério Caldas, em Cruzeiro do Sul, venceu em primeiro lugar o concurso do Ministério Público, com o Projeto EVCM (Escola Valério Caldas) e o meio ambiente. Além de chegar até a fase final do Prêmio Gestão Escolar, no ano de 2013, também pela Escola Valério Caldas.
Dois anos depois, em 2015, Rosa Lebre continuou se destacando como exemplo de compromisso e dedicação sendo mais uma vez indicada como forte candidata a receber a premiação de melhor gestão escolar. Mantendo a chama sempre acesa, os trabalharam não podiam parar, até que no ano de 2017, Rosa foi vencedora com mérito do Prêmio Gestão Escolar, se consagrando a gestora número 1 de todo o estado do Acre, pela Escola Valério Caldas.
Nessa ocasião, a mulher compôs o grupo dos 27 melhores gestores do Brasil, que embarcaram para os Estados Unidos da América para um intercâmbio representando o Estado do Acre como exemplo de Gestão Escolar.
Dois anos depois, em 2019, Rosa foi escolhida como “Mulher Destaque Cruzeirense”, reflexo de um histórico admirável. Já, em 2022, Rosa foi agraciada com mais uma premiação, o Prêmio Profissionais Inovadores do Sinteac.