
Durante a manhã desta segunda-feira, 04, a comitiva do governo federal, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, chegaram em Rio Branco para prestar apoio devido às cheias dos rios e igarapés acreanos.
“Durante o dia todo nós vamos estar falando com vocês, com as autoridades, visitando as áreas atingidas, as pessoas que estão em abrigos. Essa é uma a união dos esforços federais, estaduais e municipais, com o apoio integral da bancada federal”, informou o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Os ministros desembarcaram no Aeroporto Internacional de Rio Branco e foram recepcionados pelo governador Gladson Cameli (PP), onde foi adiantado que o governo deverá ajudar com envio de cestas básicas e mantimentos para as famílias pela enchente.
“O momento é de união, de esforço, onde todos os poderes constituídos e as instituições estão nos ajudando. Nós vamos acompanhar de perto, mostrar para as instituições do Estado de Direito. Ao lado dos ministros @marinasilvaoficial e @waldezgoesoficial seguimos para Brasileia para acompanhar a situação do município neste primeiro momento, e, após isso, fazer um planejamento pós-enchente”, escreveu o governador em suas redes sociais.
De acordo com ele, será proposto ao governo o cumprimento de agenda na parte baixa de Brasiléia, com a retirada de famílias. “Temos que ver o projeto para que comece esse ano a construção e tirar o povo que vive lá em áreas de risco e não só Brasiléia e nos demais municípios. Precisamos comer contra o tempo, porque ano que vem vai se repetir”, disse Cameli.
Posteriormente, os ministros e a equipe governamental seguem para o município de Brasiléia e à tarde retornam à capital acreana, onde deverão visitar as famílias abrigadas no Parque de Exposições.
”Isso que nós estamos trabalhando é um plano estruturante, são nove ministérios trabalhando para que a gente possa fornecer uma resposta junto com os estados mais vulneráveis e os municípios mais vulneráveis”, relatou a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.