30.4 C
Juruá
segunda-feira, abril 29, 2024

Mutirão de limpeza pública é realizado em Cruzeiro do Sul para combater riscos pós-enchentes

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Igor Neves, informou que o calendário de limpeza foi previamente estabelecido, com previsão de cobertura de todos os 38 bairros, sete vilas, nove conjuntos habitacionais e 19 avenidas da cidade.

Após as enchentes que assolaram bairros de Cruzeiro do Sul, um mutirão de limpeza pública teve início nesta segunda-feira, 25, no bairro Miritizal, visando diminuir os riscos de doenças e problemas relacionados ao acúmulo de entulhos nas ruas.

Uma equipe da prefeitura, composta por aproximadamente 150 homens, está mobilizada para realizar os trabalhos de remoção dos entulhos, que se acumularam nas casas após as inundações. Durante dois dias, carros de propaganda volante percorreram o bairro pedindo aos moradores que retirassem os entulhos de seus quintais e os colocassem nas ruas, dando início ao processo de limpeza, começando pela Boca do Moa.

O Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, destacou a importância desse momento de cuidado, enfatizando que é crucial garantir a saúde e o bem-estar das famílias afetadas pelas enchentes. “Da mesma forma que cuidamos das famílias quando a água chegou ao quintal de suas casas e entrou no assoalho, agora é o momento de cuidar também do retorno. Temos que nos atentar, pois esse retorno pode trazer vários problemas futuros para as famílias, como diversos tipos de doenças”, disse o prefeito.

O mutirão de limpeza não se restringirá apenas ao bairro Miritizal, mas também abrangerá todos os bairros e áreas. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Igor Neves, informou que o calendário de limpeza foi previamente estabelecido, com previsão de cobertura de todos os 38 bairros, sete vilas, nove conjuntos habitacionais e 19 avenidas da cidade. Além do serviço de limpeza, a iniciativa visa também à conscientização da população sobre a importância da saúde ambiental.

A Secretaria Municipal de Saúde, Valéria Lima, alertou para os riscos de doenças decorrentes das enchentes, como infecções diarreicas, leptospirose e hepatite A. “Para que possamos minimizar e para que não haja sobrecarga tanto nas unidades básicas de saúde, UPAs e hospitais, nós colocamos este projeto em prática com a junção das duas secretarias de Saúde e Meio Ambiente”, disse a secretária.

A comunidade recebeu positivamente a ação de limpeza. Maiqueline Rodrigues, representante do bairro Miritizal de Cima, destacou a relevância da iniciativa para a saúde pública, enfatizando a prevenção de doenças que podem se proliferar devido ao acúmulo de lixo. “Isso é muito importante para a nossa comunidade, pois passamos por uma situação de enchente severa. Muitas famílias precisaram sair de suas casas e, ao retornarem, encontraram muitos móveis molhados, colocando as crianças em risco de contrair alguma doença”, disse.

O mutirão de limpeza tem previsão de encerramento em aproximadamente três meses.

- Publicidade -
Copiar