28.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Papa Francisco beija pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Por g1.

- Publicidade -

O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma, nesta quinta-feira, 28, um rito que marca a quinta-feira que antecede a Páscoa (veja mais fotos abaixo).

O pontífice argentino visitou o presídio feminino de Rebibbia, na periferia de Roma, no meio da tarde. Essa é a primeira vez que ele faz o rito exclusivamente com mulheres.

Sentado em uma cadeira de rodas, Jorge Bergoglio lavou , secou e beijou os pés de 12 mulheres. Algumas delas choraram.

O papa Francisco, que já visitava detentos em Buenos Aires, afirmou que a cerimônia do lava pés “é um gesto que nos chama a servir aos demais”.

Ele também celebrou uma missa no pátio do centro de detenção, onde estão presas cerca de 370 mulheres.

Tradições cristãs

Na tradição cristã, a Quinta-feira Santa celebra o dia em que Cristo lava os pés dos apóstolos na Última Ceia.

O ritual foi perpetuado em cerimônias do cristianismo, exceto em algumas linhas do protestantismo.

Desde sua eleição, em 2013, o líder da Igreja Católica visitou em várias ocasiões presídios e centros de acolhida de refugiados, lavando os pés de ex-mafiosos, doentes ou marginalizados.

Na noite de sexta-feira, ele deve presidir a “Via-Crúcis”, no Coliseu, à qual não pôde comparecer em 2023 por motivos de saúde.

O papa de 87 anos aparentava bom estado, apesar de sua saúde ter sido motivo de preocupação nos últimos dias, devido às reiteradas infecções que o impediram de ler seus discursos em várias ocasiões.

- Publicidade -
Copiar