Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Festival do Açaí confirma shows de Barões da Pisadinha e João Lucas & Marcelo no interior do Acre
  • Mesmo internado na UTI, Edinaldo Muniz mantém pré-candidatura e prepara retomada da campanha
  • Enteado invade casamento e ataca padrasto a facadas dentro de Igreja em Eirunepé (AM)
  • Homem que incendiou a própria casa para impedir saída da mulher é preso em Cruzeiro do Sul
  • Homem é preso com pistola artesanal no rio Juruá em Cruzeiro do Sul
  • Após roubar panelas, homem volta para buscar mais coisas e é detido por moradores e preso em Rodrigues Alves
  • Homem é preso por falsa comunicação de crime após denúncia de abandono de bebê ser desmentida
  • Governo federal vai reavaliar cálculo das tarifas de pedágio da BR-364 em Rondônia
  • Homem é atacado a golpes de terçado após suposta crise de ciúmes
  • Colisão entre carro e motocicleta deixa duas pessoas feridas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, julho 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Petecão e Zezinho Barbary garantem R$ 20 milhões para novo porto em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo.22 de março de 20243 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Em um marco significativo para o progresso da região do Juruá, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e o deputado federal Zezinho Barbary (PP) anunciaram, nesta quinta-feira (21), a alocação de R$ 20 milhões para a construção de um novo porto, em Cruzeiro do Sul. Esse investimento, proveniente de emendas parlamentares, promete revolucionar o comércio e a logística regional.

De acordo com os parlamentares, o novo porto será erguido na entrada da cidade, ao lado da ponte, substituindo a estrutura precária do porto atual, que não atende mais às crescentes demandas da região do Juruá. O projeto inclui terminais de carga e passageiros, bem como, atracadouros para embarcações de diferentes tamanhos. Espera-se que essa nova infraestrutura possa oferecer mais conforto, segurança e eficiência ao transporte fluvial, impulsionando, assim, a economia local e criando novas oportunidades para os moradores da região.

O anúncio foi recebido com entusiasmo pela comunidade do Juruá e pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, que ressaltou a importância do novo porto para o desenvolvimento da cidade. Ressaltou que a expansão da capacidade portuária trará comodidade e agilidade para os usuários do transporte fluvial, impulsionando o comércio e a renda na região.

“O atual porto recebe embarcações de passageiros e mercadorias de diversos municípios do Juruá e do Amazonas, como Eirunepé, Ipixuna e Guajará, portanto, é uma grande obra que, certamente, irá impulsionar o desenvolvimento econômico e social de nosso município e toda região.”, destacou.

Desenvolvimento regional

Petecão enfatizou que a construção do novo porto é uma resposta às necessidades urgentes da região do Juruá e da comunidade de Cruzeiro do Sul, que há muito tempo clama por melhorias na infraestrutura.

“Este era um sonho antigo, e agora, com o apoio do Zezinho Barbary e do prefeito Zequinha, finalmente poderemos realizá-lo. Vamos construir um novo porto, mais moderno e equipado para atender à população. Um embarcadouro para que as pessoas possam chegar, embarcar e retirar suas mercadorias com mais segurança e conforto, ” disse o senador.

O deputado Zezinho Barbary, nativo ribeirinho da região e profundamente familiarizado com as adversidades enfrentadas pela população do Juruá, destacou a significância do projeto como um avanço substancial em direção ao desenvolvimento sustentável e à integração regional.

“Estou constantemente conversando com a população dos municípios do Juruá e, principalmente, com os ribeirinhos que, como eu, conhecem as dificuldades de desembarcar mercadorias em Cruzeiro do Sul. Com a construção desse novo porto, estaremos levando mais possibilidades e facilidades de comercialização dos produtos produzidos pelos ribeirinhos. Além disso, ele vai gerar mais desenvolvimento, emprego, turismo e renda para o Juruá, impactando, positivamente, a vida de todos nós”, afirmou Barbary.

Etapas e processos

Os próximos passos incluem a autorização para que a prefeitura de Cruzeiro do Sul cadastre a proposta para análise no Programa Calha Norte (PCN), vinculado ao Ministério da Defesa. A expectativa é que os recursos sejam empenhados nos próximos meses, com o início das obras previsto para setembro de 2025.

  • Assessoria.
Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.