27.2 C
Juruá
domingo, abril 28, 2024

Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Detran realizam mudanças e implantam novos semáforos

Por Assessoria.

- Publicidade -

Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, a prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Detran, está implantando uma mudança significativa na sinalização semafórica da cidade. O objetivo é proporcionar maior segurança e comodidade ao trânsito da cidade, incluindo pedestres, ciclistas, e condutores de veículos automotores.

Nesta segunda, 25,  a Secretária de Trânsito implantou um semáforo do tipo focal seta na entrada do Bairro São José, um dos cruzamentos com maior tempo de espera na cidade. Segundo o Secretário Jonas Torres, o objetivo da mudança é a diminuição do tempo de espera no cruzamento. ” Vamos instalar mais um focal seta para quem entra para o bairro. O focal seta é uma modalidade de semáforo que abre separadamente para quem vai para uma direção específica. Com isso, haverá diminuição no tempo que o semáforo fica vermelho (fechado) para quem segue na Avenida 25.

A mudança entrou  em operação na tarde desta segunda, 25″, pontua.

Desde a última sexta-feira, dia 22, um novo semáforo para pedestres entrou em funcionamento na Rua Rui Barbosa, em frente à Escola Municipal Marcelino Champagnat, no Bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul.

A iniciativa visa melhorar a segurança dos pedestres, especialmente dos pais e alunos da escola, além de controlar o tráfego na região. O semáforo foi implantado após um estudo preliminar dos órgãos de trânsito e faz parte de um projeto que inclui a instalação de faixas elevadas com iluminação noturna em pontos de travessia na cidade.  A instalação foi realizada por uma parceria entre o governo e a prefeitura, com investimento superior a R$ 70 mil. O semáforo é acionado manualmente, mediante toque na botoeira, solicitando passagem. Pessoas com deficiência visual serão auxiliadas pelo som emitido pelo equipamento.

Além disso, a secretaria está realizando a manutenção dos semáforos da cidade.

“Estávamos com dois semáforos fora de funcionamento. A manutenção depende de um caminhão plataforma que somente o Detran possui. Como na capital havia uma demanda muito grande em reparar os danos da alagação, somente agora com as águas baixando é que foi possível o caminhão vir para cá”.

A cidade conta atualmente com 17 semáforos, sendo treze deles para veículos e quatro para pedestres. Quatro deles foram instalados na gestão do prefeito Zequinha Lima.

- Publicidade -
Copiar