Na última quarta-feira, 13, dois motociclistas se envolveram em um acidente que ocorreu em frente ao aeródromo do aeroporto municipal de Ipixuna, no interior do Amazonas. Um dos motociclistas teria entrado na contramão devido alguns buracos na pista, sendo ocasionado a colisão e a morte de um dos envolvidos.
A vítima fatal foi identificada como Johnata Marinho Irineu, de 16 anos, estudante do 9º ano do ensino fundamental. Segundo informações de um morador que preferiu não ser identificado, os pais da vítima rapidamente chegaram ao local implorando por socorro, onde foi aguardado 20 minutos pela ambulância, e somente depois foi informado que o veículo não estava em seu devido funcionamento.
“Liguei pra ambulância e falaram que iriam mandar. Após uns 20 minutos da solicitação, passou um veículo e pediram para levar a vítima para o hospital. Pouco tempo depois, o diretor do hospital chegou em seu carro particular, na tentativa de levar as vítimas na caçamba, até o hospital, pois não havia ambulância funcionando na cidade”, relatou o morador que presenciou toda cena.
Atualmente, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em torno de 31 mil pessoas residem em Ipixuna (AM). A cidade vive um verdadeiro caos, sem ambulâncias para prestar os primeiros socorros, nem paramédicos.
“Até tem ambulância na cidade, mas já fazem alguns dias que não está funcionando e parece que as autoridades competentes estão pouco se importando com a situação”, desabafou um morador.
O OUTRO LADO
Em nota, a Prefeitura Municipal se posicionou sobre o caso. Acompanhe:
Nota Oficial
A Prefeitura de Ipixuna vem por meio desta esclarecer os fatos relacionados ao trágico acidente de trânsito ocorrido na última quarta-feira (13) em nosso município, que resultou no falecimento do estudante Jhonatan.
Inicialmente, lamentamos profundamente o ocorrido e expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Jhonatan.
Quanto à disponibilidade de ambulâncias, esclarecemos que, embora não houvesse uma ambulância disponível no exato momento do acidente devido a reparos em andamento na oficina, havia um veículo de prontidão para situações emergenciais. No entanto, o motorista plantonista estava envolvido em outra ocorrência no momento do acidente, o que infelizmente impossibilitou sua pronta resposta.
Ressaltamos que, assim que recebemos a notificação do acidente, toda a equipe médica e de emergência foi mobilizada imediatamente para receber as vítimas, mas o estudante Jhonatan já chegou ao Hospital Maria da Glória Dantas de Lima sem vida.
Informamos também que os demais pacientes envolvidos no acidente foram prontamente encaminhados para o Hospital Regional de Cruzeiro do Sul, no Acre, na manhã desta quinta-feira (14), onde estão recebendo todo o suporte necessário.
A Prefeitura de Ipixuna presta todo o apoio e suporte nesse momento tão difícil. Nos solidarizamos profundamente com os familiares enlutados e reiteramos nosso compromisso em trabalhar incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos de Ipixuna.
Atenciosamente,
Prefeitura Municipal de Ipixuna

