Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Flamengo perde nos pênaltis para PSG e dá adeus ao bicampeonato mundial
  • Expoacre Juruá e Festival da Farinha já têm datas marcadas para 2026
  • Em Cruzeiro do Sul, comércios são fiscalizados contra vendas de fogos com estampido
  • Governo do Acre quer levar 100 alunos da rede pública para estudar no exterior
  • Homem é preso ao tentar retirar motocicleta financiada com documentos falsificados no Acre
  • Quase 800 quilos de drogas são apreendidos pelo Gefron no Acre em 2025
  • CEMAF atualiza regras do licenciamento agropecuário no Acre
  • Acre tem o 2º maior índice de envenenamento químico ligado ao trabalho no Brasil
  • Detran notifica condutores por infrações gravíssimas e pode suspender direito de dirigir
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul paga 13º salário de servidores nesta quarta-feira (17)
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, dezembro 17
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Acreano roda o país com espetáculo de contação de histórias: ‘muito honrado em levar minha adaptação Brasil afora’

Por Redação Juruá em Tempo.23 de abril de 2024Updated:23 de abril de 20243 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email
Luís Eduardo irá percorrer o Brasil com seu espetáculo de contação de histórias — Foto: Arquivo pessoal
Luís Eduardo irá percorrer o Brasil com seu espetáculo de contação de histórias — Foto: Arquivo pessoal

Foi vendo a técnica e a delicadeza de Francisco Gregório Filho, ator, diretor e um dos grandes contadores de histórias do Acre, que o psicólogo Luís Eduardo Ferreira encontrou inspiração para o próprio trabalho. O artista acreano, que se prepara agora para sair em turnê pelo país com o espetáculo ‘O Pequenino Grão de Areia e Outros Contos’, espera honrar a memória do mestre, que morreu em 2022.

“É um prazer gigante mesmo, e eu me sinto mais do que feliz, me sinto muito honrado mesmo em poder participar, em levar minha adaptação Brasil afora. É uma baita oportunidade para o artista, para o escritor e para o contador de histórias”, conta Ferreira.

No começo era apenas um hobby, uma peça de teatro aqui, uma apresentação musical acolá. A arte, no entanto, logo passou a fazer parte integral da vida dele. Em 2014, o psicólogo começou com a arte de contar histórias com o projeto “Plantando Livros”, que levava às escolas da rede pública, em Rio Branco, apresentações de contação de histórias e incentivo à leitura.

Desde então, Ferreira que é fundador e dirigente da Lúdica Cia de Arte, promove ações culturais em diversas linguagens artísticas e participa de diversos programas. Há um ano, através do projeto “A Arte da Palavra”, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o artista visita escolas acreanas com o espetáculo que agora ele deve levar para o resto do Brasil, apresentando personagens como o urubu, o jabuti e os três porquinhos.

Espetáculo já foi apresentado no estado de Rondônia, durante o mês de março — Foto: Arquivo pessoal
Espetáculo já foi apresentado no estado de Rondônia, durante o mês de março — Foto: Arquivo pessoal

“Eu me sinto muito feliz por participar do maior projeto de circulação literária do Brasil, e paralelo a isso, a ideia do Sesc em levar essas apresentações é de fazer esse intercâmbio cultural entre escritores, contadores de histórias, autores, ilustradores, enfim, esses artistas da literatura, dessa linguagem artística que tem crescido no Brasil”, comemora ele.

O psicólogo diz que se sente muito feliz e ainda incrédulo por ter a oportunidade de participar desse projeto.

O contador de histórias ainda explica que a ideia desse programa é que ele se torne muito maior do que o que ela já é, através de ações como essa. “Por exemplo, poder levar esse espetáculo, ‘Pequeno Grão de Areia e outros contos’, para os mais diversos estados, para os mais diversos lugares, como escolas distantes, descentralizadas desse centro”, comenta.

Contador de histórias apresenta uma adaptação de um conto popular — Foto: Arquivo pessoal
Contador de histórias apresenta uma adaptação de um conto popular — Foto: Arquivo pessoal

Nesse circuito nacional, ele já se apresentou em cinco cidades de Rondônia e ainda vai passar por Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima e Goiás. (Confira abaixo as cidades onde a peça irá passar)

Apresentações:

Minas Gerais (Maio/2024):

Contagem

Mato grosso (Junho/2024):

  • Rondonópolis
  • Cuiabá
  • Alta Floresta

Roraima (Agosto/2024):

Boa Vista

Goiás (Outubro/2024):

  • Goiânia
  • Anápolis
Por: g1.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.