31.1 C
Juruá
quinta-feira, maio 2, 2024

Entenda por que a faculdade de Medicina em Cruzeiro do Sul possui a metodologia mais eficaz do Brasil

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

As tecnologias evoluem, mudam-se as formas de aprender e, consequentemente, também as de ensinar. Para não tornar o ensino um processo ultrapassado e desestimulante, é preciso adaptá-lo às novas necessidades e vontades do estudante.

Nesse contexto, evidencia-se a relevância da adoção de metodologias na faculdade de Medicina que sejam diferentes das convencionais, como é o caso da metodologia ativa, forma de revolucionar o ensino nas quais acontece uma troca de papeis no aprendizado.

A aplicação da metodologia ativa na Faculdade de Medicina ITPAC favorece o contato com várias áreas do conhecimento, estimula a independência, personaliza o estudo e incentiva a coletividade, avalia os estudantes de forma personalizada, aproxima alunos e professores e humaniza os profissionais.

‍Dessa forma, a base da metodologia ativa gira em torno da prática. Os estudantes são desafiados a partir do surgimento de dúvidas, sendo instigados a discutir e solucionar problemas da realidade. Esse processo muitas vezes acontece em grupo, para estimular o trabalho em sociedade, além de ser guiado por um professor.

Um exemplo de estratégia que ilustra o funcionamento das metodologias ativas é o Método PBL. Neste método, os problemas são utilizados como insumos e estímulos para o aprendizado. Assim, os alunos recebem um problema e buscam solucioná-lo em determinado período de tempo. Para isso, os estudantes são divididos em grupos, sendo cada equipe designada para um tutor.

É por meio das tutorias que são feitas discussões sobre os temas. Vale lembrar que o tutor atua como um guia, um facilitador, para que os estudantes saibam se estão seguindo o caminho certo ao buscarem a resolução do problema. Mas não é ele o responsável por encontrar uma solução para o conflito.

Por isso, a adoção da metodologia ativa ajuda na formação de profissionais mais críticos, criativos e pragmáticos, capazes de tomar decisões no ambiente dinâmico de hospitais e afins. Eles passam também a conseguir avaliar melhor os prós e contras de cada caso clínico.

Além disso, essas metodologias contribuem para construir estudantes com facilidade de trabalhar em grupo e com um caráter mais humano.

Para mais informações:

https://www.instagram.com/itpacczs?igsh=MXcxc2V5NW9peWZlNQ==

https://cruzeirodosul.itpac.br/

- Publicidade -
Copiar