27.6 C
Juruá
segunda-feira, abril 29, 2024

Governo federal anuncia 2 novos assentamentos para reforma agrária no Acre

Por Leandro Chaves, da Gazeta do Acre.

- Publicidade -

O governo federal lança, nesta segunda-feira, 15, o Programa Terra da Gente, para ampliação do acesso à terra para famílias produtoras rurais. Como parte da ação, foi anunciada a demarcação de nove assentamentos pelo país, dois deles no Acre.

O primeiro está situado no município de Manoel Urbano, interior do estado, e abrange as partes A3 e B3 da área pública federal chamada Gleba Afluente. Mais de 120 famílias serão beneficiadas com lotes, totalizando 20,4 mil hectares de terra.

O outro projeto de assentamento fica em Sena Madureira, na Gleba Arez, outra área pública federal. Seus mais de 21 mil hectares serão distribuídos para 91 famílias.

Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Programa Terra da Gente visa definir os tipos de terras disponíveis no país para assentar as famílias que desejam morar e viver do campo.

A ideia é promover a inclusão produtiva, aumentar produção de alimentos e reduzir conflitos agrários. Até 2026, quase 300 mil famílias agricultoras devem ser contempladas em todo o país.

- Publicidade -
Copiar