
No dia 10 de janeiro deste ano, a equipe do navio de assistência hospitalar Dr. Montenegro iniciou uma missão na região do Juruá, levando atendimento médico essencial às comunidades ribeirinhas. Em quase dois meses, a equipe já realizou mais de 80 mil atendimentos, a aproximadamente 8 mil pessoas, e distribuiu cerca de meio milhão de medicamentos.
Everton Andrade, comandante do navio, falou sobre a satisfação da equipe diante dos números alcançados com o trabalho. “Conseguimos aumentar em mais de 50% os números relativos ao ano passado, o que é extremamente significativo. Estamos bastante otimistas, pois ainda temos muitas pessoas para ajudar na descida do Juruá”, disse.
Dessa vez, os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo receberam os atendimentos no navio, que também conseguiu acessar a comunidade indígena dos Ashaninkas e outras localidades, o que foi facilitado pela cheia dos rios.
Nesta semana, do dia 8 ao dia 12, o navio estará em Cruzeiro do Sul, no bairro da Várzea, para atender à população.
Além disso, a equipe utiliza embarcações próprias ou viaturas das secretarias de saúde para chegar aos locais onde o navio não chega. Assim, são disponibilizadas consultas médicas e odontológicas; exames clínicos, laboratoriais, de raio-x e mamografia; pequenas cirurgias; pré-natal, distribuição de medicamentos e atendimento farmacêutico para as comunidades mais carentes da região.
A partir do dia 17 de abril, o navio atenderá as comunidades localizadas mais abaixo no rio e, depois, partirá em direção a Manaus, devendo finalizar a missão até o dia 17 de maio.