31.3 C
Juruá
segunda-feira, abril 29, 2024

Onda polar chega ao Acre nesta quarta-feira (17) trazendo chuvas intensas e queda de temperatura, alerta Friale

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A segunda onda polar do ano chega ao Acre nesta quarta-feira, trazendo chuvas intensas e leve queda de temperatura, segundo as previsões do pesquisador meteorológico Davi Friale.

Segundo ele, o evento climático será semelhante a que chegou ao estado no último dia 22 de março, quando provocou chuvas torrenciais e fez com que, nos dias seguintes, fossem registradas as menores temperaturas do ano, até então, com mínimas, em Rio Branco e Brasileia, entre 20 e 22ºC.

“O primeiro impacto desta onda polar ocorrerá entre esta terça-feira, dia 16, e a quarta-feira, dia 17, provocando chuvas intensas, com alta probabilidade de temporais, com raios e ventanias. A partir de quarta-feira, os ventos da direção sudeste soprarão ininterruptamente, com fortes rajadas e céu encoberto, deixando sensação térmica de friozinho agradável. Mas, ainda não será uma típica friagem da Amazônia Ocidental”, diz Friale.

Ele alerta ainda para o risco de transtornos à população, entre terça-feira e quarta-feira, como inundação de ruas, transbordamento de córregos, queda de galhos e árvores e danos às edificações, além do perigo potencial dos raios.

De acordo com o pesquisador, as temperaturas mínimas, ao amanhecer de quinta-feira e sexta-feira, devem ficar entre 19 e 22ºC, no leste e no sul do Acre, e entre 21 e 24ºC, no oeste do estado. Já as temperaturas máximas, durante a tarde de quarta-feira e quinta-feira, ficarão entre 24 e 27ºC, em Rio Branco e Brasileia, e entre 26 e 29ºC, em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

“Os ventos desta massa de ar polar continuarão a soprar na quinta-feira, dia 18, deixando o dia ventilado, com muitas nuvens e possibilidade de leve garoa, no leste e no sul do Acre, mas pode chover forte no oeste do estado, ou seja, no Vale do Juruá”, diz.

O calor começará a retornar na sexta-feira, com temperaturas máximas, à tarde, entre 28 e 31ºC e mínimas, pela manhã, entre 20 e 23ºC. Antes, nesta terça-feira, o calor será intenso e abafado devido à aproximação da onda polar, com máximas entre 31 e 34ºC em todos os municípios acreanos.

  • Fonte: A Gazeta do Acre.
- Publicidade -
Copiar