26.2 C
Juruá
sábado, maio 18, 2024

Servidores do Ifac aderem à greve nacional e paralisam atividades na capital e no interior

Por redação.

- Publicidade -

Em uma demonstração de unidade e busca por melhorias, os servidores técnicos administrativos em Educação (TAEs) e docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) de várias unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) decidiram aderir ao movimento de greve nacional por tempo indeterminado.

A decisão foi tomada após a 188ª Assembleia Nacional do Sinasefe, realizada em 27 de março, onde se deliberou a ação de movimento paredista. A greve geral é uma resposta à falta de diálogo do Governo Federal, que não atendeu às propostas de melhorias estruturais nas carreiras apresentadas desde setembro de 2023.

Os campi de Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Baixada do Sol já definiram o calendário de início da greve e estabeleceram comandos de greve. Sena Madureira foi o primeiro a suspender as atividades, começando nesta sexta-feira (5).

Cronograma de Início da Greve:

  • Sena Madureira: 05/04 (sexta-feira)
  • Rio Branco: 06/04 (sábado)
  • Tarauacá: 08/04 (segunda-feira)
  • Cruzeiro do Sul: 08/04 (segunda-feira)
  • Xapuri: 08/04 (segunda-feira, às 12h)
  • Baixada do Sol: 08/04 (segunda-feira, às 17h30)

A greve tem como objetivo pressionar por melhorias nas carreiras, salários e orçamentos das instituições federais de Educação. Além das pautas nacionais, demandas locais como melhorias estruturais, segurança e garantias de recursos para pesquisa também foram levantadas.

Com mais de 360 unidades da Rede Federal em 23 estados do Brasil aderindo à greve, o movimento ganha força e destaca a importância de atender às necessidades dos profissionais da educação para o desenvolvimento do país.

- Publicidade -
Copiar